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Design e Inovação

Arquitetura Profissional

Desperte o lado inovador em você! Nossos cursos oferecem uma abordagem única para o design e a inovação na Engenharia & Arquitetura.

Arquitetura Profissional

O AutoCAD é um software criado para materializar o desenvolvimento de projetos gráficos. Sendo considerado o líder de mercado em seu segmento é utilizado por Engenheiros de todas as áreas, Arquitetos, Projetistas ou mesmo por quem deseja realizar um pequeno projeto para fins próprios.

Durante o programa, você mergulhará nas funcionalidades avançadas do AutoCAD, aprendendo a criar desenhos precisos e modelos 3D impressionantes. Nossos instrutores especializados guiarão você desde os conceitos fundamentais até técnicas avançadas, proporcionando uma compreensão sólida e prática da plataforma.

Com aulas práticas e projetos do mundo real, você desenvolverá habilidades prontas para serem aplicadas em projetos arquitetônicos, engenharia civil, design de interiores e diversas outras áreas. Além disso, ao concluir o curso, você receberá uma certificação reconhecida, comprovando suas habilidades e preparando-o para desafios profissionais.

Confira nosso conteúdo programático

O curso terá como foco o ambiente do programa, suas principais ferramentas de desenho e como usá-las em projetos técnicos. Ao longo do curso será apresentado teorias e, em seguida, aplicações em exercícios propostos. Os exercícios alternam desde desenhos de mecânica e arquitetura, para que pratique os comandos nessas duas modalidades, entre outras.

Conceitos Básicos:

Configurar espaço de trabalho, Unidade de Medida do desenho,

Coordenadas:

Absoluta, Relativa e Polar, Funções do Teclado, Comandos de visualização com Zoom e Pan.

Métodos de Seleção:

Entidades brilham, Métodos de seleção: Window, Window Polygon, Crossing e Crossing Polygon, Fence, Excluir objetos da seleção, Quick Select.

Comandos de Desenho:

Line, Ray, Construction Line, Polyline, Polygon, Rectangle, Arc, Circle, Donut, Ellipse, Table, Point, Hatch, Gradient, Revision Cloud, Sketch.

Comandos de Edição:

Erase, Copy, Mirror, Offset, Array, Move, Rotate, Scale, Stretch, Lengthen, Trim, Extend, Break, Break at Point, Chamfer, Fillet, Explode, Draw Order, Edit Polylin, Join, Isolate Objects.

Comandos de Texto:

Single Line Text, Multiline Text, Mtext Columns, Mtext Background Mask, Mtext Line Spacing, Mtext Symbol, Text Style, Tab Text Editor.

Comandos de Tabela:

Table e suas configurações.

Comandos de Dimensão:

Linear, Aligned, Arc Length, Ordinate, Radius, Jogged, Diameter, Angular, Quick Dimension, Baseline, Continue,Tolerance, Center, Mark, Inspection, Jogged Line, Dimension Space, Dimension Break, Baseline Spacing, Dimension Edit, Dimension Text Edit, Override, Update, Dim Style Control e Dimension Style.

Multileader:

Multileader Style Manager, Comandos: Multileader, Add Leader, Remove Leader, Multileader Aign, Multileader Collect.

Comandos Auxiliares:

Temporary Track Point, From, Endpoint,Midpoint, Mid Between 2 Points, Intersection, Apparent Intersection, Extension, Center, Quadrant, Tangent, Perpendicular, Parallel, Insert, Node, Nearest, None, Object Settings.

Recursos Auxiliares:

Snap Mode, Grid Display, Ortho Mode, Polar Tracking, Object Snap Tracking, Object Snap, Show/Hide Lineweight, Transparency, Dynamic Input.

Função dos Grips

Propriedades dos Objetos:

Paleta Properties, Object Color, Lineweight, Linetype Manager, Global scale factor, Transparency, List.

Layers:

Paleta Layer Properties Manager (Status, Name, On, Freeze, Lock, Color, Linetype, Lineweight, Transparency, Plot Style, Plot, Description, New Layer, Delete Layer e Set Current). Definir os objetos nos devidos layers; Mover objetos de um layer para outro;

Configurar esmaecimento de um layer bloqueado; Transparência em layers. Barras de Ferramentas: Standard, Styles, Workspaces, Layers, Properties, Draw, Modify, Object Snap, Barra de Status, Draw Order, Inquiry, Dimension.

Mensurar Desenho:

Measure: Distance, Radius, Area, Volume.

Neste módulo serão apresentadas ferramentas para agilizar ainda mais a criação de projetos e trabalhando com a interface Drafting & Annotation. Além disso, plotagem do projeto em escala, criação de carimbo, penas PLT e PDF, etc. Breve introdução ao ambiente tridimensional.

Desenhos Isométricos:

Configurar área de trabalho. Elipses isométricas. Utilização do Dynamic Input. Dimensionar desenho isométrico

Comandos de Desenho:

Multiline, Point, Inserção e Formatação de Tabelas, Spline para criação de curvas de nível.

Recursos e Comandos para Gerenciamento de Arquivos:

Usando o comando Shell para criação de pastas. Trabalhando com o Tool Palettes para inserir Blocos Dinâmicos. Paleta Design Center para reaproveitar blocos e estilos de outros arquivos em um novo projeto. Verificação Ortográfica. Localizar & Substituir. Quick Properties. QuickCalc; Seleção de objetos via Quick Select.

Área de Transferência:

Copiar desenho como imagem bitmap e vetor.

Blocos:

Criação e edição bloco para inserção em projetos. Comportamento dos blocos em layers diferentes. Exportando blocos em arquivos externos. Criação de uma biblioteca de blocos. Definindo ponto base do bloco. Inserção de arquivos externos como bloco.

Annotative:

Criar e trabalhar com estilos annotatives: cotas, hachuras, texto. Atribuir escalas annotatives em objetos. Escala a de anotação (Annotation Scale) e seus recursos (Annotation Visible, Automatically Add Scales). Plotagem: Unidade de medida do desenho. Plotagem no Model Space e Paper Space (Layout), gerando impressão em papel. Instalando plotters para criação de arquivos PLT e PDF. Criação de Estilos de Plotagem (Penas).

Layout:

Inserção e Exclusão de Layouts. Configuração do Layout em diversos tamanhos de folha e alteração das margens. Criação de molduras, legendas e carimbo. Definindo atributos fixos e variáveis, inserção de imagem para compor o carimbo. Definindo Viewport e atribuindo escala ao desenho via Zoom Scale e Viewport Scale. Bloquear Viewport. Congelar layers no Viewport ativo.

Template (Modelo):

Salvando o Layout como um Template para aplicá-los em projetos existentes e futuros.

XREF:

Visão Geral, Anexando arquivos externos. Notificação de XREF anexado ao arquivo, Paleta External References. Comando XBIND. Converter XREF em bloco LOCAL (Binnd x Insert).

Options:

Files, Display, Open and Save, Plot and Publish, System, User Preferences, Drafting, 3D Modeling, Selection, Profiles.

Salvar arquivo em versão anterior

Comandos para Manipulação de Arquivos:

Serão vistos comandos para recuperação de arquivos corrompidos, reparação de erros, eliminação de objetos sobrepostos, redução do tamanho do arquivo, além de excluir estilos e blocos que não foram utilizados, assim, reduzindo o tamanho do arquivo. Esses comandos são Recover, Audit, Overkill e Purge.

Introdução ao Ambiente 3D:

O que é um modelo 3D. Sombreamento e Renderização. Dimensão no Eixo Z. Visualização em 3D. Volume de objetos em 3D. Plotar desenho 3D. Retornar a vista 2D.

O Revit é um software que permite criar e manter os projetos Autodesk Revit Architecture (arquitetônicos, estruturais e de instalações) consistentes, completos e funcionais em relação à execução de suas etapas.

Introdução

Introdução ao Revit; O que é o BIM?; Interface do programa; Zoom

Projeto

Criando um projeto;Alterando unidades de medidas; Níveis; Eixos; Templates.

Paredes

Criando paredes; Paleta Properties; Option Bar; Modificando Paredes; Cotas; Estilo Visual; Notas de Texto; Dimension Style.

Ferramentas de Edição

Comando Copy; Rotate; Mirror; Offset; Trim;Align; Move; Scale; Split;Array

Portas e Janelas

Inserindo portas e janelas; Criando novos tipos de portas e janelas; Carregando tipos de portas e janelas; ViewCube; Purge.

Pisos e Forros

Conhecendo os comandos Floor e Ceiling; Seleção de Objetos; Ocultar e Isolar elementos e categorias.

Telhados e Terrenos

Criando Telhados; Editando Telhados; Planos de Referência; Criando Terrenos; Importando arquivos CAD; TopoSurface; Building Pad.

Materiais

Manipulando Materiais; Biblioteca de Materiais; Ferramenta Paint

Aberturas

Criando aberturas em pisos e forros; Editando perfis de paredes; Criação de Shaft

Parede de Vidro

Curtain Wall; Grids e Mullions; Editando os perfis dos Mullions.

Escadas, Rampas e Guarda-corpo

Criando escadas por croqui e por componentes; Propriedades das escadas; Criando
Rampas; Manipulando Guarda-corpo.

Componentes e Cortes

Inserindo família de componentes no projeto; Criando Cortes.

Pranchas (Sheets)

Preparando o projeto para impressão; Inserindo as folhas no projeto; Editando as folhas.

Introdução:

Conhecendo a interface, Face Style, Standart Views e Parallel Projection.

Ferramentas de visualização:

Aprendendo a manusear a área de trabalho com as ferramentas Zoom, Pan, Orbit, Previews e Next.

Desenhando com o SketchUp:

Ferramentas de desenhos, trabalhando com medidas exatas com as ferramentas Rectangle, Arc, Freehand, Polygon e Line.

Ferramentas de Alteração:

Offset, Push/Pull, Rotate, Scale, Fallowme e Mirror.

Ferramenta Move:

Ferramenta Move e suas funções adicionais.

Ferramentas de Medidas:

Trabalhando com ferramentas de dimensão e configuração de eixos: Tape Measure, Protractor, Axes e Dimension.

Ferramentas de Texto e Texto 3D:

Criando cotas e trabalhando com textos especiais: Dimension, Text e 3D Text.

Organizando o Projeto:

Criando componentes e grupos otimizando o fluxo de trabalho.

Aplicação de Materiais e Biblioteca Online:

Aplicando materiais no projeto, trabalhando com a biblioteca online 3Dwarehouse.

Sombras e Cenas:

Aplicando sombras (Shadows) e criando vídeos através das cenas.

Impressão e layout:

Exportando arquivo para o Layout, criando vistas e configurando a impressão.

Desenvolvendo um Projeto:

Aplicação das ferramentas aprendidas no decorrer do curso, criando um projeto para demonstração através de vídeo.

O curso tem por objetivo familiarizar o usuário de 3D Studio, com todos os recursos fundamentais para a criação de maquetes eletrônicas (modelos tridimensionais) e conceitos de animação, tornando-o apto a utilizar toda a gama de comandos 3D, aproveitando as inúmeras vantagens deste poderoso software.

Conceitos Básicos:

– Módulos do Programa – Menus – Interface – Terminologia

3D Editor:

– Criação de objetos – Modificação de objetos – Exibição de objetos – Montagem de cena – tridimensional – Aplicação de materiais – Luzes (omni/ambient/spot) – Abrangência – projeção, sombras – (ray trace/cast shadows) – exclusão de objetos – overshot – multiplier – câmeras – renderização da imagem – mapeamento de materiais – atmosfera/background

2D Shaper:

– criação de geometria fundamental – criação de polígonos simples – ajuste de polígonos – ajuste de segmentos – ajuste de vértices – edição de objetos 2D – eixos local/global – seleção de objetos

3D Lofter:

– paths – shapes – controle de steps – controle de vértices – ajuste de escala – comandos de visualização – mapeamento de objetos complexos – grids de deformação – criação de objetos complexos em 3D

Keyframer:

– criação de animações – paths – carregar arquivos dxf – waltrough – preview – place pivot – hierarchy – links – dummy – video post – track info – key info – movimento associados – controle de frames – composição de imagens/animações – edição de polylines

Materials Editor:

– criação de materiais – texturas – máscaras – transparência – reflexão – material decal x tile – tipos de materiais – efeito (texturas, relevo, reflexão, opacidade, etc.) – biblioteca de materiais

Aprenda de Forma Prática

Aprendizado prático é a chave!

Nossos cursos proporcionam experiências hands-on, garantindo que você aplique o que aprendeu imediatamente. Inscreva-se para uma jornada de aprendizado envolvente e prática!

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