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Design e Inovação

Engenharia do Futuro Começa Aqui!

Desperte o lado inovador em você! Nossos cursos oferecem uma abordagem única para o design e a inovação na Engenharia Profissional.

Engenharia Profissional

Carga Horária: 170 horas-aula

O curso terá como foco o ambiente do programa, suas principais ferramentas de desenho e como usá-las em projetos técnicos. Ao longo do curso será apresentado teorias e, em seguida, aplicações em exercícios propostos. Os exercícios alternam desde desenhos de mecânica e arquitetura, para que pratique os comandos nessas duas modalidades, entre outras.

Conceitos Básicos:

Configurar espaço de trabalho, Unidade de Medida do desenho,

Coordenadas:

Absoluta, Relativa e Polar, Funções do Teclado, Comandos de visualização com Zoom e Pan.

Métodos de Seleção:

Entidades brilham, Métodos de seleção: Window, Window Polygon, Crossing e Crossing Polygon, Fence, Excluir objetos da seleção, Quick Select.

Comandos de Desenho:

Line, Ray, Construction Line, Polyline, Polygon, Rectangle, Arc, Circle, Donut, Ellipse, Table, Point, Hatch, Gradient, Revision Cloud, Sketch.

Comandos de Edição:

Erase, Copy, Mirror, Offset, Array, Move, Rotate, Scale, Stretch, Lengthen, Trim, Extend, Break, Break at Point, Chamfer, Fillet, Explode, Draw Order, Edit Polylin, Join, Isolate Objects.

Comandos de Texto:

Single Line Text, Multiline Text, Mtext Columns, Mtext Background Mask, Mtext Line Spacing, Mtext Symbol, Text Style, Tab Text Editor.

Comandos de Tabela:

Table e suas configurações.

Comandos de Dimensão:

Linear, Aligned, Arc Length, Ordinate, Radius, Jogged, Diameter, Angular, Quick Dimension, Baseline, Continue,Tolerance, Center, Mark, Inspection, Jogged Line, Dimension Space, Dimension Break, Baseline Spacing, Dimension Edit, Dimension Text Edit, Override, Update, Dim Style Control e Dimension Style.

Multileader:

Multileader Style Manager, Comandos: Multileader, Add Leader, Remove Leader, Multileader Aign, Multileader Collect.

Comandos Auxiliares:

Temporary Track Point, From, Endpoint,Midpoint, Mid Between 2 Points, Intersection, Apparent Intersection, Extension, Center, Quadrant, Tangent, Perpendicular, Parallel, Insert, Node, Nearest, None, Object Settings.

Recursos Auxiliares:

Snap Mode, Grid Display, Ortho Mode, Polar Tracking, Object Snap Tracking, Object Snap, Show/Hide Lineweight, Transparency, Dynamic Input.

Função dos Grips

Propriedades dos Objetos:

Paleta Properties, Object Color, Lineweight, Linetype Manager, Global scale factor, Transparency, List.

Layers:

Paleta Layer Properties Manager (Status, Name, On, Freeze, Lock, Color, Linetype, Lineweight, Transparency, Plot Style, Plot, Description, New Layer, Delete Layer e Set Current). Definir os objetos nos devidos layers; Mover objetos de um layer para outro;

Configurar esmaecimento de um layer bloqueado; Transparência em layers. Barras de Ferramentas: Standard, Styles, Workspaces, Layers, Properties, Draw, Modify, Object Snap, Barra de Status, Draw Order, Inquiry, Dimension.

Mensurar Desenho:

Measure: Distance, Radius, Area, Volume.

Neste módulo serão apresentadas ferramentas para agilizar ainda mais a criação de projetos e trabalhando com a interface Drafting & Annotation. Além disso, plotagem do projeto em escala, criação de carimbo, penas PLT e PDF, etc. Breve introdução ao ambiente tridimensional.

Desenhos Isométricos:

Configurar área de trabalho. Elipses isométricas. Utilização do Dynamic Input. Dimensionar desenho isométrico

Comandos de Desenho:

Multiline, Point, Inserção e Formatação de Tabelas, Spline para criação de curvas de nível.

Recursos e Comandos para Gerenciamento de Arquivos:

Usando o comando Shell para criação de pastas. Trabalhando com o Tool Palettes para inserir Blocos Dinâmicos. Paleta Design Center para reaproveitar blocos e estilos de outros arquivos em um novo projeto. Verificação Ortográfica. Localizar & Substituir. Quick Properties. QuickCalc; Seleção de objetos via Quick Select.

Área de Transferência:

Copiar desenho como imagem bitmap e vetor.

Blocos:

Criação e edição bloco para inserção em projetos. Comportamento dos blocos em layers diferentes. Exportando blocos em arquivos externos. Criação de uma biblioteca de blocos. Definindo ponto base do bloco. Inserção de arquivos externos como bloco.

Annotative:

Criar e trabalhar com estilos annotatives: cotas, hachuras, texto. Atribuir escalas annotatives em objetos. Escala a de anotação (Annotation Scale) e seus recursos (Annotation Visible, Automatically Add Scales). Plotagem: Unidade de medida do desenho. Plotagem no Model Space e Paper Space (Layout), gerando impressão em papel. Instalando plotters para criação de arquivos PLT e PDF. Criação de Estilos de Plotagem (Penas).

Layout:

Inserção e Exclusão de Layouts. Configuração do Layout em diversos tamanhos de folha e alteração das margens. Criação de molduras, legendas e carimbo. Definindo atributos fixos e variáveis, inserção de imagem para compor o carimbo. Definindo Viewport e atribuindo escala ao desenho via Zoom Scale e Viewport Scale. Bloquear Viewport. Congelar layers no Viewport ativo.

Template (Modelo):

Salvando o Layout como um Template para aplicá-los em projetos existentes e futuros.

XREF:

Visão Geral, Anexando arquivos externos. Notificação de XREF anexado ao arquivo, Paleta External References. Comando XBIND. Converter XREF em bloco LOCAL (Binnd x Insert).

Options:

Files, Display, Open and Save, Plot and Publish, System, User Preferences, Drafting, 3D Modeling, Selection, Profiles.

Salvar arquivo em versão anterior

Comandos para Manipulação de Arquivos:

Serão vistos comandos para recuperação de arquivos corrompidos, reparação de erros, eliminação de objetos sobrepostos, redução do tamanho do arquivo, além de excluir estilos e blocos que não foram utilizados, assim, reduzindo o tamanho do arquivo. Esses comandos são Recover, Audit, Overkill e Purge.

Introdução ao Ambiente 3D:

O que é um modelo 3D. Sombreamento e Renderização. Dimensão no Eixo Z. Visualização em 3D. Volume de objetos em 3D. Plotar desenho 3D. Retornar a vista 2D.

Conceitos Básicos:

Nova interface; Coordenadas tridimensional, cilíndrica, esférica; Thickness; 3D Views; Modelos 3D; Alterar posição do Eixo Z; Ferramentas Orbit: Orbit, Free Orbit, Continuous Orbit; Sistemas de Coordenadas UCS; Diferença entre modelos sólidos e superfícies; Selecionar arestas.

Navegação e Visualização:

Navigation Bar: Steering Wheels, Pan, Zoom Extents, Orbit, ShowMotion; Vistas Predefinidas; ViewCube: Modos de Perspectivas, Parallel, Perspective, Perspective with Ortho Faces; View Controls; View Style Controls; Viewports; Viewpoint Presents; Visual Style: 2D Wireframe, Wireframe, Hidden, Realistic, Conceptual, Shaded, Shaded with Edges, Shades of Gray, Sketchy, X-ray; UCS: Opções de UCS: Origin, Z Axis Vector, 3 Point, Object, Face, View, Previous, World, X, Y, Z.

Sólidos 3D:

Box; Wedge; Cylinder; Sphere; Torus; Cone; Pyramid; Propriedades Isolines e Facetres; Planar Surface; Helix; Extrude; 3D Polyline; Polysolid; Revolve; Sweep; Loft; Presspull.

Superfícies 3D [ Meshes ]:

Revolved Mesh; Tabulated Mesh; Ruled Mesh; Edge Mesh; 3DFace; Objectos Mesh: Box; Pyramid; Wedge; Dome; Dish; Sphere; Cone; Torus; Mesh; Parâmetros Surftab1 e Surftab2; Convert to Smooth Surface; Convert to Smooth Solid; Convert to Faceted Surface; Convert to Faceted Solid; Smooth More.

Edição de Modelos e Sólidos:

3D Move; Gizmo; Grips; Properties; 3D Rotate; 3D Mirror; 3D Array; Align; 3D Align; Chamfer; Fillet; Union; Subtract; Intersect; Selection Preview; Trabalhando com Grips; Ferramentas Auxiliares; 3D Object Snap; Dynamic UCS.

Renderização:

Render; Render Region; Render Window; Configurações Avançadas; Ajuste de Exposição; Configurar Ambiente; Render Presets; Salvar Imagem Renderizada como Arquivo Externo.

Materiais:

Paletas Materials Browser, Materials Editor e Texture Editor; Aplicar, Criar, Duplicar, Renomear e Excluir Material; Material Mapping: Planar, Box, Cylindrical, Spherical; Background: Solid, Gradient, Image, Syn & Sky.

Iluminação:

Características da Luz; Iluminar Cena; Point Light; Spot Light; Distant Light; Paleta Lights in Model; Paleta Sun Properties; Geographic Location (localização geográfica do projeto).

Cortes e Vistas:

Camera; Dview; Section Plane: Gerar bloco 2D/3D a partir do corte, Exportar como arquivo externo, Apagar Plano de Corte; Slice; View Base e seus recursos: Project View, View Detail, View Section.

Animação:

ShowMotion; Aplicar Transição nas Instâncias; Animation Motion Path; Criar Caminho (Path) para a Camera; Criar e Salvar como Arquivo de Filme.

Layout e Plotagem

O Excel Básico é para usuários interessados em elaborar planilhas simples sem a necessidade de se aprofundar nos recursos avançados.

O objetivo do curso é utilizar o Microsoft Excel como ferramenta para administrar seu fluxo financeiro, criando fórmulas básicas, cálculos em tempo real, gráficos e outros elementos que tornarão seu trabalho mais simples e prático.

Introdução

Conceitos; Novidades da versão; Teclas de atalho e de acesso; Elementos da janela; Botão Office; Faixa de opções; Dimensões da Planilha; Navegação nas guias; Pasta de trabalho; Salvar Arquivo.

Dados da planilha

Inserir dados e fórmulas; Confirmar dados; Cancelar dados; Modificar o conteúdo da célula; Selecionar células seqüenciais; Selecionar toda planilha; Utilizar comandos da Área de Transferência; Largura das colunas; Altura das linhas; Ir para; Inserir e excluir linhas; Inserir e excluir colunas; Inserir e excluir células, Preenchimentos sequenciais; Opções do Excel; Listas Personalizadas.

Formatação

Modos de seleção de células; Alinhamento das células; Alinhamento horizontal; Alinhamento vertical; Orientação; Inserir bordas nas células; Retirar as bordas das células; Número de casas decimais de uma célula; Cor de preenchimento das células; Formatar dados numéricos; Datas e horas; Moeda; Estilos predefinidos de formatação.

Fórmulas e funções:

Ponto de cópia; Hierarquia dos operadores aritméticos; Regras para inserção de fórmulas; Alterar fórmulas; Cálculos com porcentagens; Fixando referências de células em fórmulas; Copiar com índice fixo; Assistente de função; Tipos de argumento; Função SOMA; Função MÉDIA; Função SE; Funções com mais de duas possibilidades; Funções MÍNIMO e MÁXIMO; Nomeando referências; Nomeando uma célula; Aplicando o nome em fórmulas; Indicadores de fórmulas na barra de status; Referências entre planilhas; Referências trimensionais.

Planilhas

Guias das planilhas; Mover planilha; Inserir e Excluir planilhas; Renomear planilhas.

Gráficos

Tipos de gráficos e suas especificações; Criar gráficos; Guia Ferramentas de Gráfico; Subguia Design; Mover Gráfico; Alterar Tipo de Gráfico; Selecionar Dados; Alterando a cor das barras; Subguia Layout; Modificando o eixo vertical; Adicionando o título do gráfico; Inserindo plano de fundo; Subguia Formatar; Alterando a cor de fundo; Layout Rápido; Rotação 3D; Séries de dados

O Revit é um software que permite criar e manter os projetos Autodesk Revit Architecture (arquitetônicos, estruturais e de instalações) consistentes, completos e funcionais em relação à execução de suas etapas.

Introdução

Introdução ao Revit; O que é o BIM?; Interface do programa; Zoom

Projeto

Criando um projeto;Alterando unidades de medidas; Níveis; Eixos; Templates.

Paredes

Criando paredes; Paleta Properties; Option Bar; Modificando Paredes; Cotas; Estilo Visual; Notas de Texto; Dimension Style.

Ferramentas de Edição

Comando Copy; Rotate; Mirror; Offset; Trim;Align; Move; Scale; Split;Array

Portas e Janelas

Inserindo portas e janelas; Criando novos tipos de portas e janelas; Carregando tipos de portas e janelas; ViewCube; Purge.

Pisos e Forros

Conhecendo os comandos Floor e Ceiling; Seleção de Objetos; Ocultar e Isolar elementos e categorias.

Telhados e Terrenos

Criando Telhados; Editando Telhados; Planos de Referência; Criando Terrenos; Importando arquivos CAD; TopoSurface; Building Pad.

Materiais

Manipulando Materiais; Biblioteca de Materiais; Ferramenta Paint

Aberturas

Criando aberturas em pisos e forros; Editando perfis de paredes; Criação de Shaft

Parede de Vidro

Curtain Wall; Grids e Mullions; Editando os perfis dos Mullions.

Escadas, Rampas e Guarda-corpo

Criando escadas por croqui e por componentes; Propriedades das escadas; Criando
Rampas; Manipulando Guarda-corpo.

Componentes e Cortes

Inserindo família de componentes no projeto; Criando Cortes.

Pranchas (Sheets)

Preparando o projeto para impressão; Inserindo as folhas no projeto; Editando as folhas.

Engenharia Profissional Plus

Carga Horária: 232 horas-aula

O curso terá como foco o ambiente do programa, suas principais ferramentas de desenho e como usá-las em projetos técnicos. Ao longo do curso será apresentado teorias e, em seguida, aplicações em exercícios propostos. Os exercícios alternam desde desenhos de mecânica e arquitetura, para que pratique os comandos nessas duas modalidades, entre outras.

Conceitos Básicos:

Configurar espaço de trabalho, Unidade de Medida do desenho,

Coordenadas:

Absoluta, Relativa e Polar, Funções do Teclado, Comandos de visualização com Zoom e Pan.

Métodos de Seleção:

Entidades brilham, Métodos de seleção: Window, Window Polygon, Crossing e Crossing Polygon, Fence, Excluir objetos da seleção, Quick Select.

Comandos de Desenho:

Line, Ray, Construction Line, Polyline, Polygon, Rectangle, Arc, Circle, Donut, Ellipse, Table, Point, Hatch, Gradient, Revision Cloud, Sketch.

Comandos de Edição:

Erase, Copy, Mirror, Offset, Array, Move, Rotate, Scale, Stretch, Lengthen, Trim, Extend, Break, Break at Point, Chamfer, Fillet, Explode, Draw Order, Edit Polylin, Join, Isolate Objects.

Comandos de Texto:

Single Line Text, Multiline Text, Mtext Columns, Mtext Background Mask, Mtext Line Spacing, Mtext Symbol, Text Style, Tab Text Editor.

Comandos de Tabela:

Table e suas configurações.

Comandos de Dimensão:

Linear, Aligned, Arc Length, Ordinate, Radius, Jogged, Diameter, Angular, Quick Dimension, Baseline, Continue,Tolerance, Center, Mark, Inspection, Jogged Line, Dimension Space, Dimension Break, Baseline Spacing, Dimension Edit, Dimension Text Edit, Override, Update, Dim Style Control e Dimension Style.

Multileader:

Multileader Style Manager, Comandos: Multileader, Add Leader, Remove Leader, Multileader Aign, Multileader Collect.

Comandos Auxiliares:

Temporary Track Point, From, Endpoint,Midpoint, Mid Between 2 Points, Intersection, Apparent Intersection, Extension, Center, Quadrant, Tangent, Perpendicular, Parallel, Insert, Node, Nearest, None, Object Settings.

Recursos Auxiliares:

Snap Mode, Grid Display, Ortho Mode, Polar Tracking, Object Snap Tracking, Object Snap, Show/Hide Lineweight, Transparency, Dynamic Input.

Função dos Grips

Propriedades dos Objetos:

Paleta Properties, Object Color, Lineweight, Linetype Manager, Global scale factor, Transparency, List.

Layers:

Paleta Layer Properties Manager (Status, Name, On, Freeze, Lock, Color, Linetype, Lineweight, Transparency, Plot Style, Plot, Description, New Layer, Delete Layer e Set Current). Definir os objetos nos devidos layers; Mover objetos de um layer para outro;

Configurar esmaecimento de um layer bloqueado; Transparência em layers. Barras de Ferramentas: Standard, Styles, Workspaces, Layers, Properties, Draw, Modify, Object Snap, Barra de Status, Draw Order, Inquiry, Dimension.

Mensurar Desenho:

Measure: Distance, Radius, Area, Volume.

Neste módulo serão apresentadas ferramentas para agilizar ainda mais a criação de projetos e trabalhando com a interface Drafting & Annotation. Além disso, plotagem do projeto em escala, criação de carimbo, penas PLT e PDF, etc. Breve introdução ao ambiente tridimensional.

Desenhos Isométricos:

Configurar área de trabalho. Elipses isométricas. Utilização do Dynamic Input. Dimensionar desenho isométrico

Comandos de Desenho:

Multiline, Point, Inserção e Formatação de Tabelas, Spline para criação de curvas de nível.

Recursos e Comandos para Gerenciamento de Arquivos:

Usando o comando Shell para criação de pastas. Trabalhando com o Tool Palettes para inserir Blocos Dinâmicos. Paleta Design Center para reaproveitar blocos e estilos de outros arquivos em um novo projeto. Verificação Ortográfica. Localizar & Substituir. Quick Properties. QuickCalc; Seleção de objetos via Quick Select.

Área de Transferência:

Copiar desenho como imagem bitmap e vetor.

Blocos:

Criação e edição bloco para inserção em projetos. Comportamento dos blocos em layers diferentes. Exportando blocos em arquivos externos. Criação de uma biblioteca de blocos. Definindo ponto base do bloco. Inserção de arquivos externos como bloco.

Annotative:

Criar e trabalhar com estilos annotatives: cotas, hachuras, texto. Atribuir escalas annotatives em objetos. Escala a de anotação (Annotation Scale) e seus recursos (Annotation Visible, Automatically Add Scales). Plotagem: Unidade de medida do desenho. Plotagem no Model Space e Paper Space (Layout), gerando impressão em papel. Instalando plotters para criação de arquivos PLT e PDF. Criação de Estilos de Plotagem (Penas).

Layout:

Inserção e Exclusão de Layouts. Configuração do Layout em diversos tamanhos de folha e alteração das margens. Criação de molduras, legendas e carimbo. Definindo atributos fixos e variáveis, inserção de imagem para compor o carimbo. Definindo Viewport e atribuindo escala ao desenho via Zoom Scale e Viewport Scale. Bloquear Viewport. Congelar layers no Viewport ativo.

Template (Modelo):

Salvando o Layout como um Template para aplicá-los em projetos existentes e futuros.

XREF:

Visão Geral, Anexando arquivos externos. Notificação de XREF anexado ao arquivo, Paleta External References. Comando XBIND. Converter XREF em bloco LOCAL (Binnd x Insert).

Options:

Files, Display, Open and Save, Plot and Publish, System, User Preferences, Drafting, 3D Modeling, Selection, Profiles.

Salvar arquivo em versão anterior

Comandos para Manipulação de Arquivos:

Serão vistos comandos para recuperação de arquivos corrompidos, reparação de erros, eliminação de objetos sobrepostos, redução do tamanho do arquivo, além de excluir estilos e blocos que não foram utilizados, assim, reduzindo o tamanho do arquivo. Esses comandos são Recover, Audit, Overkill e Purge.

Introdução ao Ambiente 3D:

O que é um modelo 3D. Sombreamento e Renderização. Dimensão no Eixo Z. Visualização em 3D. Volume de objetos em 3D. Plotar desenho 3D. Retornar a vista 2D.

Conceitos Básicos:

Nova interface; Coordenadas tridimensional, cilíndrica, esférica; Thickness; 3D Views; Modelos 3D; Alterar posição do Eixo Z; Ferramentas Orbit: Orbit, Free Orbit, Continuous Orbit; Sistemas de Coordenadas UCS; Diferença entre modelos sólidos e superfícies; Selecionar arestas.

Navegação e Visualização:

Navigation Bar: Steering Wheels, Pan, Zoom Extents, Orbit, ShowMotion; Vistas Predefinidas; ViewCube: Modos de Perspectivas, Parallel, Perspective, Perspective with Ortho Faces; View Controls; View Style Controls; Viewports; Viewpoint Presents; Visual Style: 2D Wireframe, Wireframe, Hidden, Realistic, Conceptual, Shaded, Shaded with Edges, Shades of Gray, Sketchy, X-ray; UCS: Opções de UCS: Origin, Z Axis Vector, 3 Point, Object, Face, View, Previous, World, X, Y, Z.

Sólidos 3D:

Box; Wedge; Cylinder; Sphere; Torus; Cone; Pyramid; Propriedades Isolines e Facetres; Planar Surface; Helix; Extrude; 3D Polyline; Polysolid; Revolve; Sweep; Loft; Presspull.

Superfícies 3D [ Meshes ]:

Revolved Mesh; Tabulated Mesh; Ruled Mesh; Edge Mesh; 3DFace; Objectos Mesh: Box; Pyramid; Wedge; Dome; Dish; Sphere; Cone; Torus; Mesh; Parâmetros Surftab1 e Surftab2; Convert to Smooth Surface; Convert to Smooth Solid; Convert to Faceted Surface; Convert to Faceted Solid; Smooth More.

Edição de Modelos e Sólidos:

3D Move; Gizmo; Grips; Properties; 3D Rotate; 3D Mirror; 3D Array; Align; 3D Align; Chamfer; Fillet; Union; Subtract; Intersect; Selection Preview; Trabalhando com Grips; Ferramentas Auxiliares; 3D Object Snap; Dynamic UCS.

Renderização:

Render; Render Region; Render Window; Configurações Avançadas; Ajuste de Exposição; Configurar Ambiente; Render Presets; Salvar Imagem Renderizada como Arquivo Externo.

Materiais:

Paletas Materials Browser, Materials Editor e Texture Editor; Aplicar, Criar, Duplicar, Renomear e Excluir Material; Material Mapping: Planar, Box, Cylindrical, Spherical; Background: Solid, Gradient, Image, Syn & Sky.

Iluminação:

Características da Luz; Iluminar Cena; Point Light; Spot Light; Distant Light; Paleta Lights in Model; Paleta Sun Properties; Geographic Location (localização geográfica do projeto).

Cortes e Vistas:

Camera; Dview; Section Plane: Gerar bloco 2D/3D a partir do corte, Exportar como arquivo externo, Apagar Plano de Corte; Slice; View Base e seus recursos: Project View, View Detail, View Section.

Animação:

ShowMotion; Aplicar Transição nas Instâncias; Animation Motion Path; Criar Caminho (Path) para a Camera; Criar e Salvar como Arquivo de Filme.

Layout e Plotagem

O Excel Básico é para usuários interessados em elaborar planilhas simples sem a necessidade de se aprofundar nos recursos avançados.

O objetivo do curso é utilizar o Microsoft Excel como ferramenta para administrar seu fluxo financeiro, criando fórmulas básicas, cálculos em tempo real, gráficos e outros elementos que tornarão seu trabalho mais simples e prático.

Introdução

Conceitos; Novidades da versão; Teclas de atalho e de acesso; Elementos da janela; Botão Office; Faixa de opções; Dimensões da Planilha; Navegação nas guias; Pasta de trabalho; Salvar Arquivo.

Dados da planilha

Inserir dados e fórmulas; Confirmar dados; Cancelar dados; Modificar o conteúdo da célula; Selecionar células seqüenciais; Selecionar toda planilha; Utilizar comandos da Área de Transferência; Largura das colunas; Altura das linhas; Ir para; Inserir e excluir linhas; Inserir e excluir colunas; Inserir e excluir células, Preenchimentos sequenciais; Opções do Excel; Listas Personalizadas.

Formatação

Modos de seleção de células; Alinhamento das células; Alinhamento horizontal; Alinhamento vertical; Orientação; Inserir bordas nas células; Retirar as bordas das células; Número de casas decimais de uma célula; Cor de preenchimento das células; Formatar dados numéricos; Datas e horas; Moeda; Estilos predefinidos de formatação.

Fórmulas e funções:

Ponto de cópia; Hierarquia dos operadores aritméticos; Regras para inserção de fórmulas; Alterar fórmulas; Cálculos com porcentagens; Fixando referências de células em fórmulas; Copiar com índice fixo; Assistente de função; Tipos de argumento; Função SOMA; Função MÉDIA; Função SE; Funções com mais de duas possibilidades; Funções MÍNIMO e MÁXIMO; Nomeando referências; Nomeando uma célula; Aplicando o nome em fórmulas; Indicadores de fórmulas na barra de status; Referências entre planilhas; Referências trimensionais.

Planilhas

Guias das planilhas; Mover planilha; Inserir e Excluir planilhas; Renomear planilhas.

Gráficos

Tipos de gráficos e suas especificações; Criar gráficos; Guia Ferramentas de Gráfico; Subguia Design; Mover Gráfico; Alterar Tipo de Gráfico; Selecionar Dados; Alterando a cor das barras; Subguia Layout; Modificando o eixo vertical; Adicionando o título do gráfico; Inserindo plano de fundo; Subguia Formatar; Alterando a cor de fundo; Layout Rápido; Rotação 3D; Séries de dados

O objetivo do curso é aprimorar os conceitos adquiridos no curso de Excel básico, aprimorando os conceitos das diversas categorias de Funções do Excel, o uso de Tabelas dinâmicas, Consolidação de Dados, Testes de Hipóteses, entre outros assuntos.

 

Introdução

Introdução ao Excel Avançado; Usando as Validações de Dados; Formatos Personalizados.

 

Funções Lógicas

Explorando o Aninhamento de Funções (SE, E, OU).

Manipulando dados no Excel

Explorando o recurso Tabela; Manipulando Filtros Avançados; Subtotal; Preenchimento Relâmpago; Remover Duplicatas; Dados Externos.

Funções Pesquisa e Referência

Manipulando o uso das funções de Pesquisa e Referência do Excel: PROCV; PROCH; ÍNDICE; CORRESP; DESLOC; entre outras.

Funções Texto – Funções Data e Hora

Manipulando o uso das funções de Texto do Excel: EXT.TEXTO; ESQUERDA; DIREITA; CONCATENAR; entre outras.

Manipulando o uso das funções de Data e Hora do Excel: DIATRABALHO; DIA.DA.SEMANA; TEMPO; entre outras.

Funções Matemática e Trigonométrica – Funções Estatística

SOMASES; SOMARPRODUTO; CONT.SES; MÉDIASES; entre outras

Funções Banco de Dados – Funções Financeiras

Manipulando o uso das funções de Banco de Dados do Excel: BDSOMA; BDMÉDIA;
BDCONTAR; BDEXTRAIR; entre outras.
Manipulando o uso das funções Financeiras do Excel: VF; VP; PGTO; entre outras.

Fórmulas e Funções Matriciais do Excel – Formatação Condicional com fórmulas

Conhecer o uso das fórmulas e funções Matriciais do Excel; Tabela de Dados; Avançando no uso das Formatações Condicionais.

Tabela Dinâmica

Explorando as Tabelas Dinâmicas; Gráficos Dinâmicos; Apresentando o PowerPivot.

Consolidação de Dados – Teste de Hipóteses

Manipulando a Consolidação de Dados; Conhecendo o Teste de Hipóteses Atingir Meta; Manipulando Cenários; Usando o suplemento SOLVER.

Ferramentas de Auditoria

Auditoria de Fórmulas; Janela de Inspeção; Compartilhamento de Pasta de Trabalho.

Controles de Formulários e Macros

Manipulando o uso dos Controles de Formulários; Automatizando tarefas com o uso das Macros.

O Revit é um software que permite criar e manter os projetos Autodesk Revit Architecture (arquitetônicos, estruturais e de instalações) consistentes, completos e funcionais em relação à execução de suas etapas.

Introdução

Introdução ao Revit; O que é o BIM?; Interface do programa; Zoom

Projeto

Criando um projeto;Alterando unidades de medidas; Níveis; Eixos; Templates.

Paredes

Criando paredes; Paleta Properties; Option Bar; Modificando Paredes; Cotas; Estilo Visual; Notas de Texto; Dimension Style.

Ferramentas de Edição

Comando Copy; Rotate; Mirror; Offset; Trim;Align; Move; Scale; Split;Array

Portas e Janelas

Inserindo portas e janelas; Criando novos tipos de portas e janelas; Carregando tipos de portas e janelas; ViewCube; Purge.

Pisos e Forros

Conhecendo os comandos Floor e Ceiling; Seleção de Objetos; Ocultar e Isolar elementos e categorias.

Telhados e Terrenos

Criando Telhados; Editando Telhados; Planos de Referência; Criando Terrenos; Importando arquivos CAD; TopoSurface; Building Pad.

Materiais

Manipulando Materiais; Biblioteca de Materiais; Ferramenta Paint

Aberturas

Criando aberturas em pisos e forros; Editando perfis de paredes; Criação de Shaft

Parede de Vidro

Curtain Wall; Grids e Mullions; Editando os perfis dos Mullions.

Escadas, Rampas e Guarda-corpo

Criando escadas por croqui e por componentes; Propriedades das escadas; Criando
Rampas; Manipulando Guarda-corpo.

Componentes e Cortes

Inserindo família de componentes no projeto; Criando Cortes.

Pranchas (Sheets)

Preparando o projeto para impressão; Inserindo as folhas no projeto; Editando as folhas.

Apresentação

Conhecendo o Power BI; Apresentando os conceitos de Business Intelligence; Processos e Partes do Power BI.

 

Power BI Desktop

Conhecendo o Power BI Desktop; Exibições do Power BI Desktop; Arquivo PBIX.

 

Manipulação de  Dados

Importação de Dados; Entendendo as diversas fontes de dados possíveis no Power BI; Trabalhando com dados importados do Excel; Trabalhando com dados Texto/CSV.

Inserindo plano de fundo; Subguia Formatar; Alterando a cor de fundo; Layout Rápido;
Rotação 3D; Séries de dados.

 

Desenvolvendo relatórios

Dominar as visualizações de Dados e Relatório no Power BI Desktop; Analisar dados para o desenvolvimento dos relatórios visuais; Conhecer os painéis disponíveis para manipulação de campos no Power BI Desktop; Manipular o uso dos elementos gráficos disponíveis no painel Visualizações; Criando mapas coropléticos; Aplicar formatações nos elementos visuais disponíveis.

 

Transformando Dados

Entender o conceito de transformação de dados no Power BI; Conceituar atualização dos dados carregados; Apresentar o Power Query; Desenvolver transformações nas colunas (Divisão, Substituição de Valores e Preenchimentos).

 

Relacionamentos

Entender o conceito de relacionamento de dados; Apresentar o visual de modelo do Power BI Desktop; Detecção Automática de Relações; Criando Relações entre as Tabelas; Entender o conceito de cardinalidade.

 

Manipulação de Dados

Entender o conceito de cálculos no Power BI; Manipulando as Expressões DAX; Trabalhar com diversas categorias de funções DAX; Manipulando a criação de Medidas.