Se o seu currículo precisa de uma turbinada, o Empresarial Pleno é ideal. Nele você aprende a gerenciar seu micro, criar e editar textos e planilhas, técnicas de digitação avançada, criar apresentações de alto nível para uma reunião ou apresentação de um trabalho escolar ou palestra com o PowerPoint. Já com o Access você poderá criar um banco de dados para gerenciar trabalhos mais complexos, podendo fazer cadastros, consultas, gerar relatórios com um visual muito semelhante a um software.

O Windows é o mais famoso Sistema Operacional, mundialmente conhecido e comercializado. Este curso propõe conhecer seu ambiente multitarefa em um visual diferenciado, os principais aplicativos, trabalhar com arquivos e pastas, utilizando também de dispositivos externos para transferência de informações, tais como pen drive, CD e câmera digital.

Windows

Utilidade do Computador; Área de Trabalho (botão Iniciar, Barra de Tarefas, Ícones, Barra Lateral do Windows); Ambiente Multitarefa; Janelas; Menus; Caixa de diálogo; Botões Minimizar, Maximizar/ Restaurar, Fechar.

Aplicativos do Windows

Bloco de Notas; WordPad; Paint; Calculadora; Windows Explorer; Lixeira; Executar; Windows Media Player; Windows Movie Maker; Galeria de Fotos do Windows; Pesquisa e Pesquisa Avançada; Ajuda e Suporte.

Pastas Comuns do Sistema

Documentos; Imagens; Músicas; Vídeos; Jogos.

Painel de Controle

Contas de Usuário; Controle dos Pais; Windows Update; Windows Defender; Data e Hora; Programas, Aparência e Personalização (Cor e Aparência, Plano de Fundo, Proteção de Tela, Configuração de Vídeo).

Disco Rígido

O que é Disco Rígido;  Partição do Disco; Volume de Dados.

Computador

Modos de Exibição; Unidades de Disco; Pastas e Arquivos; Abrir Arquivo, Criar Pasta, Copiar/Recortar/Mover/Colar Arquivos e Pastas; Seleção de Arquivos e Pastas; Excluir e Restaurar Arquivos; Propriedades do Arquivo;  Arquivo Oculto; Configurações Avançadas.

Pen drive

Conectar pen drive no computador; Formatar pen drive; Transferir arquivos do computador para o pen drive, e vice-versa, abrir arquivo do pen drive, Remover pen drive com segurança.

Imagens Digitais

Ligar Câmera digital; Conectar ao cabo USB; Importar Fotos; Visualizar e Manipular Fotos; Remover Câmera digital com segurança.

Gravar CD

Tipos de CD/DVD; Drive de CD/DVD; Gravar arquivos, Visualizar conteúdo do CD; Ejetar CD do drive; Limpeza do CD; Ejeção de Emergência.

Windows Live Movie Maker

Importando fotos; criar filme automático; Criar seu próprio filme com efeitos, transições, títulos e créditos; Publicar filme no computador e no DVD; Salvar projeto do filme.

Windows Aero

Efeitos de Vidro, Windows Flip 3D, Alternar entre janelas, Miniaturas das Janelas na Barra de Tarefas.

Introdução ao Pacote Office

Breve introdução ao Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint.

Impressão de Arquivo

O Microsoft Word é o processador de texto mais utilizado no mundo. Oferece um formidável conjunto de recursos, que proporcionam aos usuários facilidade, exatidão, conforto e velocidade para elaborar e manipular documentos. Este aplicativo ajuda a criar documentos de excelente aparência profissional de forma mais rápida e fácil.

Interface Gráfica

Utilidade do Computador, Área de Trabalho (botão Iniciar, Barra de Tarefas, Ícones, Barra Lateral do Windows), Ambiente Multitarefa, Janelas, Menus, Caixa de diálogo, Botões Minimizar, Maximizar/ Restaurar, Fechar.

Aplicativos do Windows

Barra de título, Botão Office, Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, Faixa de Opções (Guias, Tabs e Grupos), Área do Documento, Identificar Botões.

Conceitos Básicos

Digitação básica, Métodos de Seleção, Rolagem do Mouse, Desfazer/Refazer, Mini Barra de Ferramentas, Salvar documento, Salvar como, Formato de Arquivo, Abrir Arquivo, Criar novo documento, Fechar documento, Fechar programa.

Guia Página Inicial

Copiar, Colar, Recortar, Formatar Pincel, Fonte, Tamanho da Fonte, Aumentar Fonte, Reduzir Fonte, Cor da Fonte, Negrito, Itálico, Sublinhado, Maiúsculas e Minúsculas, Sobrescrito, Subscrito, Taxado, Caixa de diálogo Fonte, Cor do Realce do Texto, Limpar Formatação, Alinhamento do Parágrafo, Espaçamento entre Linhas e Parágrafo, Caixa de diálogo Parágrafo, Recuo do Parágrafo, Tabulação, Marcadores Numeração, Estilos Rápidos, Bordas, Selecionar.

Guia Inserir

Tabelas (Selecionar tabela, Classificar dados, Inserir linhas e colunas, Mesclar células, Altura da Linha, Largura da Coluna, Alinhamento, Formatar Dados, Sombreamento das Células, Alterar borda da tabela, Galeria de Estilos Rápidos, Desenhar Tabela, Desenhar Colunas e Linhas, Borracha, Alterar estilo de Caneta) Imagem (Inserir imagem, Guia Formatar, Estilo Visual da Imagem, Borda da Imagem, Estilos de Imagem, Posição da Imagem, Brilho, Contraste, Recolorir, Redefinir, Tamanho da Imagem), Clip-Art (Inserir Clip-Art, Quebra Automática de Texto, Cortar Clip-Art, Definir Cor Transparente, Redefinir Imagem, Fechar Painel Clip-Art, Inserir Legenda, Tela de Desenho, Agrupar Objetos), Formas (Inserir Formas, Estilo Visual da Forma, Preenchimento a Forma, Contorno da Forma, Alterar Forma, Efeitos de Sombra, Deslocar Sombra, Adicionar Texto, Editar Texto, Redimensionar Forma, Mover, Posição da Forma, Quebra Automática de Texto, Girar, Remover/Realçar o Formato da Forma), Cabeçalho e Rodapé (Inserir Cabeçalho, Ir para o Rodapé, Número de Página, Ir para o Cabeçalho, Visualizar Cabeçalho e Rodapé, Remover Cabeçalho e Rodapé),WordArt (Inserir WordArt, Editar Texto, Espaçamento do WordArt, Igualar Altura, Texto Vertical, Alterar Estilo do WordArt, Alterar Preenchimento, Alterar Forma, Efeitos de Sombra, Deslocar Sombra, Efeitos 3D, Inclinar Perspectiva, Redimensionar WordArt).

Guia Layout da Página

Margens, Configurar Página, Orientação, Tamanho, Caixa de diálogo Configurar Página, Marca d’água.

Visualização e Impressão do Documento

Controle de Zoom, Botão de Rolagem, Leitura em Tela Inteira, Visualização de Impressão, Visualizar mais páginas, Imprimir, Impressão Rápida.

Teclas de Atalho

KeyTips

O Microsoft PowerPoint é um programa que permite a criação e exibição de apresentações em slides, cujo objetivo é informar sobre um determinado assunto ou tema. Podendo inserir imagens, sons, tabelas, organogramas, gráficos e textos que possam ser animados de diversas maneiras.

Interface Gráfica

Barra de título, Botão Office, Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, Faixa de Opções (Guias, Tabs e Grupos), Área do Slide, Guia Miniaturas, Painel Anotações, Barra de Status, Identificar Botões.

Conceitos Básicos

O que é uma apresentação, O que são Layouts, Componentes dos Slides, Digitação básica, Criar nova apresentação, Métodos de Seleção, Rolagem do Mouse, Desfazer/Refazer, Mini Barra de Ferramentas, Salvar Apresentação, Salvar como, Salvar como Apresentação, Salvar como Versão Anterior, Salvar como Página da Web, Abrir Apresentação, Fechar Apresentação, Fechar Programa.

Guia Página Inicial

Copiar, Colar, Recortar, Formatar Pincel, Novo Slide, Layout, Redefinir, Excluir, Fonte, Tamanho da Fonte, Aumentar e Diminuir Tamanho da Fonte, Limpar Formatação, Negrito, Itálico, Sublinhado, Sombra, Maiúsculas e Minúsculas, Espaçamento entre Caracteres, Cor da Fonte, Alinhamento de texto, Colunas, Espaçamento entre linhas e parágrafos, Marcadores, Alinhar Texto, Selecionar.

Guia Inserir

Tabelas, Clip-Art, Álbum de Fotografias, Formas, SmartArt, Gráfico, Caixa de Texto, WordArt, Data e Hora, Número do Slide, Filme, Som.

Guia Design

Configurar Página, Orientação do Slide, Tema, Cores do Tema, Fontes do Tema, Efeitos do Tema, Estilos de Plano de Fundo, Ocultar Gráficos do Plano de Fundo.

Guia Animações

Visualizar, Animação Personalizada, Esquema de Transição.

Guia Apresentação de Slides

Do Começo, Do Slide Atual, Testar Intervalos.

Guia Exibição

Slide Mestre (Disposição do Modo Slide Mestre, Dicas para criar o design do Layout, Inserir Número no Slide, Inserir Rodapé, Inserir Data e hora, Fechar Modo Slide Mestre, Usar design criado).

Visualização do Slide

Imprimir Arquivo

Teclas de Atalho

KeyTips

Objetivo: Capacitar o aluno a desenvolver um banco de dados para aplicações de pequeno e médio porte, como o controle de uma agenda. Efetuando operações como, criação de tabelas, consultas, formulários e relatórios simples. Obtendo por este banco de dados informações para tomada de decisão dentro da empresa.

Introdução

Conceitos; Novidades da versão; Faixa de Opções; Abrir um banco de dados existente; Painel de Navegação; Inserção de dados na tabela.

Recursos básicos e operações de bancos de dados

Inserir dados em tabelas e formulários e utilizar consultas e relatórios já criados.

Banco de Dados

Criar um novo conjunto de tabelas e utilizar modelos existentes de bancos de dados.

Tabelas

Conhecer os elementos componentes de uma tabela e criar estruturas para armazenamento de dados.

Formulários

Criar estruturas que facilitam a inserção e visualização de dados.

Relatórios

Montar relatórios para visualização em tela e em impressão.

Consultas

Utilização de consultas para fácil localização e organização de dados.

Teoria de Banco de dados Relacionais

Conhecimento teórico sobre a estrutura e conceitos por detrás de bancos de dados relacionais.

Carga Horária: 184 horas-aula