O pacote Office é essencial. Explore o máximo dos programas mais utilizados da Microsoft, destaque-se, conhecendo recursos e técnicas avançadas para otimizar seu trabalho, obtendo resultados impressionantes

O objetivo do curso é aprimorar os conceitos adquiridos no curso de Excel básico, aprimorando os conceitos das diversas categorias de Funções do Excel, o uso de Tabelas dinâmicas, Consolidação de Dados, Testes de Hipóteses, entre outros assuntos.

Introdução

Introdução ao Excel Avançado; Usando as Validações de Dados; Formatos Personalizados.

Funções Lógicas

Explorando o Aninhamento de Funções (SE, E, OU).

Manipulando dados no Excel

Explorando o recurso Tabela; Manipulando Filtros Avançados; Subtotal; Preenchimento Relâmpago; Remover Duplicatas; Dados Externos.

Funções Pesquisa e Referência

Manipulando o uso das funções de Pesquisa e Referência do Excel: PROCV; PROCH; ÍNDICE; CORRESP; DESLOC; entre outras.

Funções Texto – Funções Data e Hora

Manipulando o uso das funções de Texto do Excel: EXT.TEXTO; ESQUERDA; DIREITA; CONCATENAR; entre outras.

Manipulando o uso das funções de Data e Hora do Excel: DIATRABALHO; DIA.DA.SEMANA; TEMPO; entre outras.

Funções Matemática e Trigonométrica – Funções Estatística

SOMASES; SOMARPRODUTO; CONT.SES; MÉDIASES; entre outras

Funções Banco de Dados – Funções Financeiras

Manipulando o uso das funções de Banco de Dados do Excel: BDSOMA; BDMÉDIA;
BDCONTAR; BDEXTRAIR; entre outras.
Manipulando o uso das funções Financeiras do Excel: VF; VP; PGTO; entre outras.

Fórmulas e Funções Matriciais do Excel – Formatação Condicional com fórmulas

Conhecer o uso das fórmulas e funções Matriciais do Excel; Tabela de Dados; Avançando no uso das Formatações Condicionais.

Tabela Dinâmica

Explorando as Tabelas Dinâmicas; Gráficos Dinâmicos; Apresentando o PowerPivot.

Consolidação de Dados – Teste de Hipóteses

Manipulando a Consolidação de Dados; Conhecendo o Teste de Hipóteses Atingir Meta; Manipulando Cenários; Usando o suplemento SOLVER.

Ferramentas de Auditoria

Auditoria de Fórmulas; Janela de Inspeção; Compartilhamento de Pasta de Trabalho.

Controles de Formulários e Macros

Manipulando o uso dos Controles de Formulários; Automatizando tarefas com o uso das Macros.

O Microsoft Word é o processador de texto mais utilizado no mundo. Oferece um formidável conjunto de recursos, que proporcionam aos usuários facilidade, exatidão, conforto e velocidade para elaborar e manipular documentos. Este aplicativo ajuda a criar documentos de excelente aparência profissional de forma mais rápida e fácil.

Interface Gráfica

Utilidade do Computador, Área de Trabalho (botão Iniciar, Barra de Tarefas, Ícones, Barra Lateral do Windows), Ambiente Multitarefa, Janelas, Menus, Caixa de diálogo, Botões Minimizar, Maximizar/ Restaurar, Fechar.

Aplicativos do Windows

Barra de título, Botão Office, Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, Faixa de Opções (Guias, Tabs e Grupos), Área do Documento, Identificar Botões.

Conceitos Básicos

Digitação básica, Métodos de Seleção, Rolagem do Mouse, Desfazer/Refazer, Mini Barra de Ferramentas, Salvar documento, Salvar como, Formato de Arquivo, Abrir Arquivo, Criar novo documento, Fechar documento, Fechar programa.

Guia Página Inicial

Copiar, Colar, Recortar, Formatar Pincel, Fonte, Tamanho da Fonte, Aumentar Fonte, Reduzir Fonte, Cor da Fonte, Negrito, Itálico, Sublinhado, Maiúsculas e Minúsculas, Sobrescrito, Subscrito, Taxado, Caixa de diálogo Fonte, Cor do Realce do Texto, Limpar Formatação, Alinhamento do Parágrafo, Espaçamento entre Linhas e Parágrafo, Caixa de diálogo Parágrafo, Recuo do Parágrafo, Tabulação, Marcadores Numeração, Estilos Rápidos, Bordas, Selecionar.

Guia Inserir

Tabelas (Selecionar tabela, Classificar dados, Inserir linhas e colunas, Mesclar células, Altura da Linha, Largura da Coluna, Alinhamento, Formatar Dados, Sombreamento das Células, Alterar borda da tabela, Galeria de Estilos Rápidos, Desenhar Tabela, Desenhar Colunas e Linhas, Borracha, Alterar estilo de Caneta) Imagem (Inserir imagem, Guia Formatar, Estilo Visual da Imagem, Borda da Imagem, Estilos de Imagem, Posição da Imagem, Brilho, Contraste, Recolorir, Redefinir, Tamanho da Imagem), Clip-Art (Inserir Clip-Art, Quebra Automática de Texto, Cortar Clip-Art, Definir Cor Transparente, Redefinir Imagem, Fechar Painel Clip-Art, Inserir Legenda, Tela de Desenho, Agrupar Objetos), Formas (Inserir Formas, Estilo Visual da Forma, Preenchimento a Forma, Contorno da Forma, Alterar Forma, Efeitos de Sombra, Deslocar Sombra, Adicionar Texto, Editar Texto, Redimensionar Forma, Mover, Posição da Forma, Quebra Automática de Texto, Girar, Remover/Realçar o Formato da Forma), Cabeçalho e Rodapé (Inserir Cabeçalho, Ir para o Rodapé, Número de Página, Ir para o Cabeçalho, Visualizar Cabeçalho e Rodapé, Remover Cabeçalho e Rodapé),WordArt (Inserir WordArt, Editar Texto, Espaçamento do WordArt, Igualar Altura, Texto Vertical, Alterar Estilo do WordArt, Alterar Preenchimento, Alterar Forma, Efeitos de Sombra, Deslocar Sombra, Efeitos 3D, Inclinar Perspectiva, Redimensionar WordArt).

Guia Layout da Página

Margens, Configurar Página, Orientação, Tamanho, Caixa de diálogo Configurar Página, Marca d’água.

Visualização e Impressão do Documento

Controle de Zoom, Botão de Rolagem, Leitura em Tela Inteira, Visualização de Impressão, Visualizar mais páginas, Imprimir, Impressão Rápida.

Teclas de Atalho

KeyTips

O Microsoft PowerPoint é um programa que permite a criação e exibição de apresentações em slides, cujo objetivo é informar sobre um determinado assunto ou tema. Podendo inserir imagens, sons, tabelas, organogramas, gráficos e textos que possam ser animados de diversas maneiras.

Interface Gráfica

Barra de título, Botão Office, Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, Faixa de Opções (Guias, Tabs e Grupos), Área do Slide, Guia Miniaturas, Painel Anotações, Barra de Status, Identificar Botões.

Conceitos Básicos

O que é uma apresentação, O que são Layouts, Componentes dos Slides, Digitação básica, Criar nova apresentação, Métodos de Seleção, Rolagem do Mouse, Desfazer/Refazer, Mini Barra de Ferramentas, Salvar Apresentação, Salvar como, Salvar como Apresentação, Salvar como Versão Anterior, Salvar como Página da Web, Abrir Apresentação, Fechar Apresentação, Fechar Programa.

Guia Página Inicial

Copiar, Colar, Recortar, Formatar Pincel, Novo Slide, Layout, Redefinir, Excluir, Fonte, Tamanho da Fonte, Aumentar e Diminuir Tamanho da Fonte, Limpar Formatação, Negrito, Itálico, Sublinhado, Sombra, Maiúsculas e Minúsculas, Espaçamento entre Caracteres, Cor da Fonte, Alinhamento de texto, Colunas, Espaçamento entre linhas e parágrafos, Marcadores, Alinhar Texto, Selecionar.

Guia Inserir

Tabelas, Clip-Art, Álbum de Fotografias, Formas, SmartArt, Gráfico, Caixa de Texto, WordArt, Data e Hora, Número do Slide, Filme, Som.

Guia Design

Configurar Página, Orientação do Slide, Tema, Cores do Tema, Fontes do Tema, Efeitos do Tema, Estilos de Plano de Fundo, Ocultar Gráficos do Plano de Fundo.

Guia Animações

Visualizar, Animação Personalizada, Esquema de Transição.

Guia Apresentação de Slides

Do Começo, Do Slide Atual, Testar Intervalos.

Guia Exibição

Slide Mestre (Disposição do Modo Slide Mestre, Dicas para criar o design do Layout, Inserir Número no Slide, Inserir Rodapé, Inserir Data e hora, Fechar Modo Slide Mestre, Usar design criado).

Visualização do Slide

Imprimir Arquivo

Teclas de Atalho

KeyTips

Este curso visa usuários iniciantes e profissionais de todas as áreas que necessitam adquirir ou aperfeiçoar seus conhecimentos em banco de dados.

Objetivo: Capacitar o aluno a desenvolver um banco de dados para aplicações de pequeno e médio porte, como o controle de uma agenda. Efetuando operações como, criação de tabelas, consultas, formulários e relatórios simples. Obtendo por este banco de dados informações para tomada de decisão dentro da empresa.

Introdução

Conceitos; Novidades da versão; Faixa de Opções; Abrir um banco de dados existente;
Painel de Navegação; Inserção de dados na tabela.

Recursos básicos e operações de bancos de dados

Inserir dados em tabelas e formulários e utilizar consultas e relatórios já criados.

Banco de Dados

Criar um novo conjunto de tabelas e utilizar modelos existentes de bancos de dados.

Tabelas

Conhecer os elementos componentes de uma tabela e criar estruturas para armazenamento
de dados.

Formulários

Criar estruturas que facilitam a inserção e visualização de dados.

Relatórios

Montar relatórios para visualização em tela e em impressão.

Consultas

Utilização de consultas para fácil localização e organização de dados.

Teoria de Banco de dados Relacionais

Conhecimento teórico sobre a estrutura e conceitos por detrás de bancos de dados
relacionais.

É indicado para pessoas interessadas em elaborar planilhas simples, sem a necessidade de se aprofundar nos recursos avançados.

O objetivo do curso é utilizar o Microsoft Excel como ferramenta para administrar seu fluxo financeiro, criando fórmulas básicas, cálculos em tempo real, gráficos e outros elementos que tornarão seu trabalho mais simples e prático.

Introdução

Conceitos; Novidades da versão; Teclas de atalho e de acesso; Elementos da janela; Botão Office; Faixa de opções; Dimensões da Planilha; Navegação nas guias; Pasta de trabalho; Salvar Arquivo.

Dados da Planilha

Inserir dados e fórmulas; Confirmar dados; Cancelar dados; Modificar o conteúdo da célula;
Selecionar células seqüenciais; Selecionar toda planilha; Utilizar comandos da Área de
Transferência; Largura das colunas; Altura das linhas; Ir para; Inserir e excluir linhas; Inserir e excluir colunas; Inserir e excluir células, Preenchimentos sequenciais; Opções do Excel;
Listas Personalizadas.

Formatação

Modos de seleção de células; Alinhamento das células; Alinhamento horizontal; Alinhamento vertical; Orientação; Inserir bordas nas células; Retirar as bordas das células; Número de casas decimais de uma célula; Cor de preenchimento das células; Formatar dados numéricos; Datas e horas; Moeda; Estilos predefinidos de formatação.

Fórmulas e Funções

Ponto de cópia; Hierarquia dos operadores aritméticos; Regras para inserção de fórmulas;
Alterar fórmulas; Cálculos com porcentagens; Fixando referências de células em fórmulas;
Copiar com índice fixo; Assistente de função; Tipos de argumento; Função SOMA; Função
MÉDIA; Função SE; Funções com mais de duas possibilidades; Funções MÍNIMO e
MÁXIMO; Nomeando referências; Nomeando uma célula; Aplicando o nome em fórmulas;
Indicadores de fórmulas na barra de status; Referências entre planilhas; Referências
tridimensionais.

Planilhas

Guias das planilhas; Mover planilha; Inserir e Excluir planilhas; Renomear planilhas.

Gráficos

Tipos de gráficos e suas especificações; Criar gráficos; Guia Ferramentas de Gráfico;
Subguia Design; Mover Gráfico; Alterar Tipo de Gráfico; Selecionar Dados; Alterando a cor
das barras; Sub Guia Layout; Modificando o eixo vertical; Adicionando o título do gráfico;
Inserindo plano de fundo; Subguia Formatar; Alterando a cor de fundo; Layout Rápido;
Rotação 3D; Séries de dados.

Carga Horária: 156 horas-aula