Curso com foco em manutenção de micros e redes, visa capacitar o aluno para a compreensão do funcionamento, manuseio adequado, montagem e manutenção de microcomputadores, além de noções básicas sobre rede de computadores, montagem de cabos, instalação e configuração de uma rede local. Com o pacote Office, o aluno adquire conhecimentos em Windows, como gerenciamento de arquivos e pastas, instalação e desinstalação de programas, edição de textos, planilhas e apresentações.

Office

De olho nas tendências do mercado e focada em continuar oferecendo cursos que proporcionem diferenciais aos seus alunos, a Visual Mídia desenvolveu o curso de Microsoft Windows 8 – que oferece um amplo aprendizado na utilização da mais recente versão do Windows. Após anos de adaptações e melhorias, o sistema operacional mais usado e importante do mundo foi completamente reinventado. O Windows 8 foi apresentado para inovar e mudar radicalmente a forma de interação das pessoas com seu computador e, consequentemente, o cotidiano dos profissionais inseridos no mercado de trabalho. Essa mudança tornou-se fundamental para acompanhar a grande tendência do cenário de tecnologia da informação, que cada vez mais aponta para uma convergência entre PCs, tablets e smartphones. Moderno, versátil e com uma interface gráfica única, o Windows 8 foi concebido para permitir a integração total entre todos os dispositivos do usuário e a navegação por meio de telas touchscreen. O conteúdo e os exercícios propostos permitirão que os alunos conheçam de perto e utilizem na prática as novidades trazidas pelo Windows, tendo como pano de fundo o trabalho no dia a dia de uma editora. Entre as atividades, operar a nova interface visual, criar e gerenciar arquivos, gerenciar senhas, fazer as configurações necessárias, criar filmes, descarregar fotos e muito mais.

Oportunidade

A chegada do curso de Windows 8 permitirá que as escolas tenham mais uma poderosa ferramenta para rematricular alunos, usando como argumento a necessidade de preparo para o novo sistema operacional, que deve ditar uma série de tendências nos próximos anos. Prova disso são os impressionantes números de vendas do Windows 8, que em apenas seis meses atingiu a marca de 100 milhões de licenças comercializadas. O curso reforça o pacote de Operador de Computador, produto de maior procura nas escolas com método Visual Mídia. O principal público alvo do curso são aqueles que desejam aprender e aperfeiçoar as técnicas básicas de uso do Windows 8. Pela força das marcas “Windows”, e “Microsoft”, e pelo ineditismo do sistema, o curso certamente será também um grande atrativo para que novos alunos entrem no ambiente da escola à procura de conhecimento e formação. Diferente de outros mais focados em “nichos” e aplicações específicas, o curso de Windows 8 é voltado a qualquer pessoa usuária de PCs, Tablets e Smartphones, portanto há um grande público a ser explorado.

O profissional

Com a maior modificação no sistema desde o Windows 95, o Windows 8 foi desenvolvido para acompanhar e aperfeiçoar o acelerado ritmo do mercado de dispositivos portáteis. Além disso, o sistema passa a ser incorporado em momento oportuno, já que o declínio nas vendas de computadores tem se mostrado vertiginoso nos últimos meses – principalmente devido à concorrência dura que eles têm enfrentado com os novos tablets e smartphones. Os blocos na tela inicial estão integrados aos seus contatos, aplicativos, pastas, fotos ou sites e são atualizados com as informações mais recentes. Com uma interface vibrante, bonita e mais fácil de usar, o sistema operacional oferece uma utilização produtiva. Somado a isso, o Windows 8 possui uma surpresa muito agradável: o acesso direto à informações em tempo real, o que o torna ainda mais atraente.

Onde poderei trabalhar?

Para os jovens que procuram um diferencial para seu currículo, ter domínio sobre as funcionalidades do Windows 8 significa não apenas conhecer a tecnologia que deve marcar os próximos anos da computação pessoal, mas também mostrar para o mercado de trabalho que é um profissional que acompanha as tendências e se prepara para elas. Nas grandes organizações, manter-se atualizado e acompanhar as novas tecnologias pode ser um diferencial para quem está ingressando, ou quer evoluir profissionalmente. O Windows 8 chega com uma série de novidades e com a força da marca Microsoft, atributos que fazem com que ele seja cotado pelos especialistas para ser o sistema operacional mais utilizado no futuro.

Conteúdo programático

  • Aula 1 – Conhecendo o Windows 8
    1. Apresentação do conteúdo do curso;
    2. Conhecendo o funcionamento do Windows 8, desde o ligamento do computador;
    3. Apresentando a Tela de Bloqueio, Tela de Login e Tela Inicial;
    4. Realizando pesquisas, através da Barra Charm;
    5. Conhecendo o aplicativo Email;
    6. Aprendendo a deixar dois aplicativos na tela;
    7. Fechando um aplicativo;
    8. Apresentando a Área de trabalho.
  • Aula 2 – Como descarregar uma câmera digital
    1. Trabalhar com discos removíveis: visualizar a conexão entre uma máquina digital e o computador;
    2. Conhecer o Explorador de Arquivos, para a navegação de pastas;
    3. Aprender verificar a capacidade do Disco Local (C:) e do dispositivo removível;
    4. Aprender a criar uma nova pasta;
    5. Aprender a copiar arquivos da máquina digital e colá-los para a nova pasta criada, através do menu e pelas teclas de atalho;
    6. Obter conhecimento sobre como excluir arquivos através do próprio dispositivo removível e também através do Windows;
    7. Conhecer a lixeira e suas propriedades e trabalhar com a opção Esvaziar Lixeira;
    8. Aprender a interromper o funcionamento de um dispositivo removível.?
  • Aula 3 – Trabalhando com Discos Removíveis
    1. Aprendendo a trabalhar com o Pen drive;
    2. Aprendendo a renomear um disco;
    3. Conhecendo o Explorador de Arquivos;
    4. Aprendendo os Recursos Recortar e Colar;
  • Aula 4 – Atividades de Reforço I
    1. Relembrar como pesquisar aplicativos através da barra Charm;
    2. Relembrar a personalizar a Tela Inicial, desligando o bloco dinâmico;
    3. Relembrar a trabalhar com discos removíveis, agora um celular;
    4. Relembrar a analisar a capacidade do Disco Local(C:) e do dispositivo removível (Celular);
    5. Relembrar a renomear um dispositivo removível;
    6. Relembrar como criar pastas e renomeá-las;
    7. Relembrar como copiar, recortar e colar fotos do celular para o computador, utilizando o menu e as teclas de atalho;
    8. Relembrar como formatar um dispositivo removível;
    9. Relembrar a trabalhar com a lixeira e suas propriedades: Esvaziar Lixeira, Restaurar todos os itens e Propriedades da Lixeira;
    10. Relembrar a desconectar de forma correta dispositivos removíveis.?
  • Aula 5 – Trabalhando com a Tela Inicial
    1. Conhecendo os aplicativos da tela Inicial:
    2. Loja de aplicativos;
    3. Instalando aplicativos gratuitos (EverNote);
    4. Aplicativos;
    5. Adicionando atalhos na tela Inicial;
    6. Retirar atalho da Tela Inicial;
    7. Grupo de Aplicativos;
    8. Conhecer o comando Todos os aplicativos;
    9. Personalizando a tela de bloqueio, Tela Inicial.?
  • Aula 6 – Organizando seu computador
    1. Relembrar como recortar e colar arquivos;
    2. Expandir a faixa de opções;
    3. Alterar o modo de exibição;
    4. Aprender a classificar os arquivos;
    5. Adicionar pasta a biblioteca.?
  • Aula 7 – Cálculos, Desenhos e Jogos
    1. Aprender a utilizar a Calculadora do Windows;
    2. Conhecer as ferramentas do software Paint;
    3. Aprender a salvar arquivos;
    4. Baixar e utilizar o Fresh Paint.?
  • Aula 8 – Atividades de reforço II
    1. Relembrar a trabalhar com a Tela Inicial;
    2. Organização de aplicativos;
    3. Grupos;
    4. Relembrar organizar arquivos da área de trabalho;
    5. Modo de exibição;
    6. Classificação;
    7. Relembrar cálculos usando a Calculadora;
    8. Relembrar desenhos com o aplicativo Paint;
    9. Revisar a trabalhar com Loja do Windows – instalação do jogo Doodle God.
  • Aula 9 – Trabalhando com arquivos Multimídia
    1. Conhecer o Windows Media Player;
    2. Copiar músicas de um CD para o computador;
    3. Gravar músicas num CD;
    4. Criar uma lista de reprodução;
    5. Aprender a executar músicas e vídeos;
    6. Conhecer o aplicativo Música;
    7. Organizar as músicas por álbuns;
    8. Alterar o aplicativo para o modo de execução.
  • Aula 10 – Windows Essentials
    1. Baixar e instalar o Windows Live Essentials;
    2. Conhecer o aplicativo Galeria de Fotos;
    3. Adicionar uma pasta à biblioteca;
    4. Acrescentar marcas descritivas nas imagens;
    5. Utilizar ferramentas para ajustar as fotos;
    6. Aplicar efeitos;
    7. Adicionar Classificações.
  • Aula 11 – Configurando o Computador
    1. Criar uma conta local;
    2. Conhecer a diferença das contas locais e conectadas;
    3. Elaborar uma conta vinculada à Microsoft;
    4. Criar uma senha com imagem;
    5. Ampliar seus conhecimentos em relação às configurações do sistema.?
  • Aula 12 – Atividades de reforço III
    1. Revisar como criar uma lista de reprodução no Windows Media Player;
    2. Relembrar como alterar as visualizações;
    3. Rever como criar uma lista de reprodução no aplicativo Música;
    4. Revisar como reproduzir arquivos no aplicativo Vídeo;
    5. Relembrar como incluir pasta no Photo Gallery;
    6. Rever como adicionar marcas as imagens;
    7. Revisar como criar um vídeo no Movie Maker;
    8. Relembrar como criar um novo usuário local.
  • Aula 13 – Painel de Controle e configurações de hardware
    1. Conhecendo o painel de controle;
    2. Aprendendo a desinstalar programa;
    3. Saber como personalizar o mouse;
    4. Instalando uma impressora;
    5. Adicionando e configurando um idioma.?
  • Aula 14 – Evitando preocupações e trabalhando com segurança
    1. Explicar o que é e para que serve o Histórico de Arquivos;
    2. Ensinar ao aluno como não salvar pastas específicas;
    3. Explicar que o backup pode ser feito em diversos tipos de mídia;
    4. Explicar sobre configurações avançadas dessa ferramenta;
    5. Como restaurar a cópia de segurança;
    6. Explicar sobre Restauração do sistema;
    7. Criando e restaurando um ponto de restauração.
  • Aula 15 – Protegendo o Computador
    1. Conhecendo o Windows Defender;
    2. Aprendendo sobre o Firewall do Windows;
    3. Configurando o recurso de Proteção para a Família.
  • Aula 16 – Atividades de reforço IV
    1. Revisar o Painel de Controle:
    2. Desinstalação de programas;
    3. Verificador de erros e Otimizar Unidades
    4. Revisando os campos do Windows Defender;
    5. Relembrar como criar e restaurar ponto de Restauração;
    6. Ativar a Proteção para a família e personalizá-la.

O curso possui inúmeras atividades que tem como objetivo ingressar o aluno no mundo da editoração de textos, através do Microsoft Word. Este programa é muito utilizado em todo mundo e conhecê-lo, atualmente, é fundamental para o ingresso no mercado de trabalho. Com ele elaboraremos, diversos trabalhos, capacitando o aluno a produzir uma vários tipos de documentos que envolva texto.

Conteúdo programático

  • Aula 1 – Introdução ao Microsoft Word
    1. Iniciando o Word
    2. Conhecendo melhor o teclado
    3. Selecionando o Texto
    4. Alinhando o Texto
    5. Alterando a cor da fonte
  • Aula 2 – Desenvolvendo um Trabalho Escolar
    1. Como fazer um bom trabalho escolar
    2. Marcas de Correção
    3. Inserindo Borda no Texto
    4. Confeccionando a Capa para o Trabalho
    5. Inserindo Borda na Página
    6. Aprendendo a Capitular
    7. Visualização de Impressão
  • Aula 3 – Redigindo um artigo – Parte I
    1. Desenvolvendo um artigo
    2. Hifenizando o documento
    3. Copiando a formatação
    4. Trabalhando com parágrafos
    5. Letras maiúsculas e minúsculas
    6. Siga essas regras de formatação
  • Aula 4 – Redigindo um artigo – Parte II
    1. Finalizando o trabalho artigo
    2. Inserindo notas
    3. Marcadores ou numeração
    4. Localizando e substituindo palavras
    5. Inserindo hiperlinks
  • Aula 5 – Resumo – Parte I
    1. Construindo a capa / Inserindo imagens
    2. Formatando a imagem
    3. Formatando o texto
    4. Editando pontos de disposição do texto
    5. Inserindo Cabeçalho e rodapé
  • Aula 6 – Construindo um Papel Timbrado
    1. Segredos ao redigir uma carta
    2. Cabeçalho e Rodapé
    3. Terminando uma Carta
    4. Inserindo Data e Hora
  • Aula 7 – Trabalhando com Mala Direta
    1. Mala Direta
    2. Guia Correspondências
    3. Mesclando os Dados
    4. Lista de Destinatários
  • Aula 8 – Trabalhando com Modelos
    1. Tipos de Modelos
    2. Criando Modelos
    3. Estilos
    4. Criando Estilos
  • Aula 9 – Balanço Patrimonial
    1. Relatórios
    2. Inserindo Quebras de Página
    3. Vinculando uma planilha do Excel
    4. Formatando a Planilha
    5. Inserindo números de páginas
  • Aula 10 – Inserindo legendas no gráfico
    1. Formas
    2. Visualizando o Trabalho
  • Aula 11 – Resumo – Parte II
    1. Configurando página
    2. Tabulação
    3. Inserindo tabelas
  • Aula 12 – Resumo III
    1. Inserindo bordas
    2. Inserindo imagens
    3. Desenvolvendo o segundo trabalho de editoração

O curso possui inúmeras atividades que tem como objetivo ingressar o aluno no mundo das planilhas eletrônicas, através do Microsoft Excel. Com ele elaboraremos, diversos trabalhos, capacitando o aluno a criar e formatar planilhas. Além de verificar dados, criar modelos e fórmulas para fazer cálculos destes dados. Também será apresentado como construir e analisar diversos tipos de gráficos para leitura de informações.

Conteúdo programático

  • Aula 1 – Apresentação do Curso
    1. Objetivos da aula
    2. O que vamos fazer
    3. Conhecendo suas definições
    4. Abrindo um arquivo
    5. Entendendo as planilhas
  • Aula 2 – Seu primeiro desafio
    1. Objetivos da aula
    2. O que vamos fazer
    3. Inserindo Bordas
    4. Aumentando o tamanho das colunas
    5. Auto-Soma
    6. Inserindo Imagem
    7. Formas
  • Aula 3 – Construindo Gráficos
    1. Objetivos da aula
    2. O que vamos fazer
    3. Gráfico do tipo Linha
    4. Alternando linhas e colunas
    5. Alterando as Propriedades
    6. Gráfico tipo Pizza
    7. Mudando a forma do gráfico
    8. Alterando a forma de um gráfico pré-definido
    9. Analisando os gráficos
  • Aula 4 – Cálculos e Fórmulas
    1. Objetivos da aula
    2. O que vamos fazer
    3. Entendendo a Fórmula
    4. Filtrando Dados
  • Aula 5 – Formatando uma Planilha
    1. Objetivos da Aula
    2. O que vamos fazer
    3. Formatando a Planilha
  • Aula 6 – Como exibir dados de maneira eficiente
    1. Objetivos da aula
    2. O que vamos fazer
  • Aula 7 – Bloqueando Células
    1. Objetivos da aula
    2. O que vamos fazer
    3. Inserindo Comentário
    4. Inserindo Aviso
    5. Protegendo a Planilha
  • Aula 8 – Inserindo Controles e Trabalhando com Funções
    1. Objetivos da aula
    2. O que vamos fazer
    3. Localizando e substituindo dados
    4. Verificando erros de ortografia
  • Aula 09 – Conhecendo mais sobre Inserir Controles e trabalhando com macros
    1. Formatar o tipo de entrada dos dados
    2. Construir uma lista referentes aso Estados brasileiros
    3. Trabalhar com Macro
    4. Criar um botão utilizando Inserir Controles
    5. Aprender a congelar e descongelar painéis
    6. Localizar e Substituir dados
    7. Verificar erros de ortografia
  • Aula 10 – Construindo uma Fatura de Serviço
    1. Objetivos da aula
    2. O que vamos fazer
  • Aula 11 – Controlando Gastos
    1. Objetivos da aula
    2. O que vamos fazer
    3. Inserindo Fórmulas
    4. Formatando Células
    5. Criando Gráficos
  • Aula 12 – Projeto Final
    1. Objetivos da aula
    2. O que vamos fazer
    3. Modelos de planilhas
    4. Tipos de modelos
    5. Nosso trabalho
    6. Aprendendo a imprimir modelos
    7. Criando um Cartão de Ponto
    8. Modelos de planilhas on-line
    9. O Projeto final da aula
    10. Classificando a ordem dos nomes

Este curso possui inúmeras atividades que tem como objetivo ingressar o aluno no mundo das apresentações e publicações eletrônicas, através do Microsoft PowerPoint e do Microsoft Publisher. Na primeira parte do curso construiremos diversos trabalhos, capacitando o aluno a criar, formatar, animar, inserir sons, automatizar as apresentações. Na segunda parte, será apresentado o Publisher, aplicativo capaz de facilitar e muito a vida do usuário que busca criar cartões de visitas e folhetos de propaganda, folders e flyers.

Conteúdo programático

 

  • Aula 1 – APRESENTAÇÃO DO CURSO
  • Conteúdo do Curso
  • Conhecendo os Projetos do Curso
  • Abrindo as Apresentações
  • Abrindo as Publicações
  • Aula 2 – OS PRIMEIROS PASSOS PARA UMA APRESENTAÇÃO
  • Objetivos da aula
  • O que vamos fazer
  • Utilizando o WordArt
  • Criando e formatando caixas de texto
  • Conhecendo a estrutura de tópicos
  • Formatando a estrutura de tópicos
  • Inserindo imagem
  • Aula 3 – INSERINDO EFEITOS DE TRANSIÇÃO
  • Objetivos da aula
  • O que vamos fazer
  • Transição de Slides.
  • Configurando a Página
  • Destacando e Indicando
  • Exercícios
  • Aula 4 – TRABALHANDO COM BOTÕES DE COMANDO
  • O que vamos fazer
  • Inserindo Hiperlink
  • Extensão PPS
  • Aula 5 – CRIANDO ANIMAÇÕES
  • Objetivos da aula
  • O que vamos fazer
  • Automatizando a apresetação de slides
  • Aula 6 – CONTROLANDO O TEMPO DAS ANIMAÇÕES
  • Objetivos da aula
  • O que vamos fazer
  • Adicionando efeitos e linha de tempo
  • Aula 7 – FORMAS DE GRAVAR A APRESENTAÇÃO
  • Objetivos da aula
  • O que vamos fazer
  • Criando pacote
  • Salvando a apresentação como um vídeo
  • Aula 8 – MELHORANDO A APRESENTAÇÃO COM SONS E ANIMAÇÕES
  • Objetivos da aula
  • O que vamos fazer
  • Aplicando sons às transições
  • Ação dos Objetos
  • Ferramenta Raio
  • Desenhando uma Tabela
  • Formatando a Tabela
  • Aula 9 – CONHECENDO O MICROSOFT PUBLISHER 2010
  • Objetivos da Aula
  • O que vamos fazer
  • Criando um Cartão de Mensagem
  • Criando uma Faixa
  • Etiquetas para Mala Direta
  • Criando Etiqueta para CD
  • Criando Capa para CD
  • Aula 10 – CRIANDO UM CARTÃO DE MENSAGEM
  • Objetivos da aula
  • O que vamos fazer
  • Espaço Reservado para Imagem
  • Trabalhando com Caixas de Texto
  • Aula 11 – CRIAÇÃO DE “FAIXA” E “ETIQUETA PARA CORRESPONDÊNCIA”
  • Objetivos da aula
  • O que vamos fazer
  • Aula 12 – CRIANDO UMA ETIQUETA
  • Objetivos da aula
  • O que vamos fazer
  • Inserindo Word Art nas publicações
  • Aplicando Efeitos de Sombra

 

HARDWARE E REDES

A internet já faz parte da vida das pessoas, tornando-se algo essencial para muitas delas. Isso é fácil de perceber quando pensamos nas facilidades que ela traz para o dia a dia. No entanto, aproveitar tais benefícios de forma segura requer alguns cuidados e, para isso, é importante que todos sejam informados dos riscos aos quais estão expostos, sendo capazes, assim, de tomar as ações preventivas necessárias.

Concentrando-se nisso, a Evolua lança mais um curso que, desta vez, passará orientações sobre segurança na era digital e capacitará o aluno a reconhecer golpes na internet, como roubo de identidade, Pharming, Cyberbulling, dentre outros. Além, é claro, de destacar métodos preventivos, por exemplo: cuidado com senha e conta bancária, defesas para dispositivos móveis, técnicas de segurança e muito mais.

As aulas são interativas, explorando as atividades práticas executadas com frequência nos celulares, tablets e computadores das pessoas e destacando os pontos vulneráveis que, na correria do dia a dia, não ficam tão claros assim. Tudo isso colocando, sobretudo, o aluno como protagonista de tais tarefas.

A mesma ideia é aplicada na apostila, uma constante fonte de consulta para o estudante e um livro de referência para a execução de todas as atividades propostas no curso.

Os principais assuntos abordados são:

  • Engenharia Social
  • Compreendendo os golpes na internet:
    • Roubo de identidade;
    • Pharming;
    • Boatos/Proteção da reputação;
    • Cyberbulling
  • Como pais e professores devem orientar as crianças
  • Código Maliciosos:
    • Vírus, Worms, Spyware, Trojan
  • Mecanismos e técnicas de segurança
  • Noções sobre criptografia
  • Cuidado com senha e conta bancária
  • Desenvolver defesas dos dispositivos

A utilização de dispositivos tecnológicos como smartphones, tablets e computadores já se tornou unanimidade na maioria de nossas tarefas diárias, especialmente pela necessidade que temos de manter-nos conectados. Tal necessidade também traz a obrigação de agirmos de maneira segura em todos esses momentos. Portanto, não perca mais tempo, aproveite esta oportunidade e navegue com segurança na era digital. Informe-se onde encontrar os cursos Evolua na sua cidade e faça parte de um grupo de mais de 500 mil alunos em todo o Brasil.

 

Conteúdo programático

Aula 01 – Viva seguro na era digital

 

UA 01 – A influência da Engenharia Social na Sociedade Digital.

Apresentação do curso

UA 02 – Como a internet transformou a sociedade

Reflexão do que é real versus o que é virtual

O que é real

O que é virtual

UA 03 – Engenharia Social – A arte de manipular pessoas

O que é Engenharia Social

Apostila:

Conteúdo teórico com os conceitos da aula interativa.

 

Aula 02 – Ataques virtuais mais comuns e medidas preventivas

 

UA 04 – Conhecendo as armadilhas digitais

Os golpes mais comuns e suas medidas de precaução;

Compreendendo os Golpes e Medidas de precaução;

Furto de identidades;

UA 05 – Golpes por mensagens eletrônicas

Fraude de e-mail (Pharming);

Antecipação de recursos;

Comércio eletrônico;

UA 06 – Golpes de redes sociais

Boatos virtuais;

Cyberbullying;

Tempo excessivo;

Locais de acesso;

Amizades virtuais;

Apostila:

Conteúdo teórico com os conceitos da aula interativa.

 

Aula 03 – Códigos Maliciosos, Spam e outros riscos

 

UA 07 – Códigos Maliciosos, Spam e outros riscos.

Códigos maliciosos: Vírus; Worms; Bot e Botnet; Spyware Backdoor e Cavalo de Troia (Trojan)

Spam.

UA 08 – Como nos proteger das pragas virtuais

Dispositivos afetados pelos malwares;

Medidas de prevenção.

Apostila:

Conteúdo teórico com os conceitos da aula interativa.

 

Aula 04 – Mecanismos e técnicas de segurança

 

UA 09 – Mecanismos de segurança.

Políticas de segurança

Cópias de segurança (backups)

Noção básica sobre criptografia

UA 10 – Senhas.

Dicas para elaborar senhas fortes

Como lembrar das senhas/mantendo as senhas seguras

Dicas para recuperação de senhas

UA 11 – Técnicas de segurança.

Verificação em duas etapas

Mecanismos de segurança para a contas bancárias

UA 12 – Dicas de segurança gerais.

Segurança nas compras on-line

Mantendo o computador seguro

Como garantir a segurança das informações ao utilizar computadores de outras pessoas.

Apostila:

Conteúdo teórico com os conceitos da aula interativa.

 

Aula 05 – Desenvolvendo as defesas dos dispositivos

 

UA 13 – A nova paixão do povo brasileiro.

Dados interessantes sobre celulares e smartphones;

O que fazer caso tenha o celular roubado;

IMEI, o que é isso?

UA 14 – Medidas de proteção para dispositivos móveis

Código PIN;

Backup em dispositivos móveis;

Restauração do sistema.

UA 15 – Malwares em dispositivos móveis

Indícios que seu aparelho está com infectado por malwares;

Medidas preventivas contra malwares em dispositivos móveis.

Apostila:

Conteúdo teórico com os conceitos da aula interativa.

 

Aula 06 – Apps interessantes

 

UA 16 – Localização de pessoas e lugares

Life360;

Yelp;

Waze.

UA 17 – Apps de segurança pública e de dados pessoais

Sinesp Cidadão;

Android Lost;

Apostila:

Conteúdo teórico com os conceitos da aula interativa.

Com detalhes sobre os componentes essenciais para o funcionamento de um computador, o curso Montagem e Manutenção de Computadores também mostra como trabalhar com os principais sistemas operacionais e aborda assuntos como particionamento e virtualização, soluções corporativas e manutenção avançada. Com os principais componentes do computador reproduzidos em 3D, o curso permite que o aluno conheça-os mais detalhadamente. Em “É Hora de Recordar!”, o aluno pode praticar o conteúdo, como se estivesse trabalhando em uma bancada. A “Apostila do Instrutor” permite que a escola monte um laboratório para aulas práticas em grupo.

Oportunidade

Público alvo pode ser desde o profissional prestador de serviços, como funcionários de carreira em geral. Aproveite mais esta oportunidade de mercado e ofereça mais um curso profissionalizante que certamente será um sucesso!

Onde poderei trabalhar?

Segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, há 99 milhões de computadores domésticos e corporativos em uso no Brasil, o dobro do que exista há quatro anos. O percentual de computadores por habitante no país, que é de aproximadamente 51%, que representa um computador para cada dois habitantes, enquanto a média mundial é de 42%. Em poucos anos, essa relação será de um computador para cada habitante. Com isso aumentam consequentemente as possibilidades de mercado para o profissional da área de montagem e manutenção de computadores, seja em empresas ou residências.

Conteúdo programático

  • Aula 1 – Introdução
    1. Apresentação do Curso;
    2. Mercado de Trabalho e Perfil Profissional;
    3. Hardware e Software
    4. – Processador
    5. – Memória
    6. – Hard Disk (HD)
    7. – Placa-Mãe
    8. – Placa de Vídeo
    9. – Fonte de Alimentação
  • Aula 2 – Energia Elétrica e Fontes de Alimentação
    1. Energia elétrica;
    2. Fontes de Alimentação
    3. – Fonte de Alimentação AT
    4. – Fonte de Alimentação ATX
    5. Multímetro
    6. – Como Verificar a Tensão da Tomada
    7. – Como Verificar a Tensão da Fonte
    8. Soluções de Problemas (Apostila);
  • Aula 3 – A Placa-Mãe
    1. Placa-mãe
    2. -Componentes da Placa-Mãe
    3. Placa-Mãe ON-Board e Placa-Mãe OFF-Board;
    4. Chipset
    5. -Chipset Ponte Sul
    6. -Chipset Ponte Norte
    7. Fixando a Placa-Mãe (Apostila);
    8. Problemas Relacionados à Placa-Mãe (Apostila);
  • Aula 4 – O Processador
    1. Processador
    2. -Pino 1
    3. Classificação dos Processadores;
    4. Funcionamento dos Processadores
    5. -Mecanismo de Resfriamento
    6. Instalação do Processador (Apostila);
    7. Problemas Relacionados ao Processador (Apostila);
    8. Retirando o Processador e o Cooler (Apostila);
  • Aula 5 – A Memória
    1. Memórias RAM e ROM;
    2. Os Diferentes Pentes de Memória
    3. – Memória DIP
    4. – Memória SIMM
    5. – Memória DIMM
    6. Evolução Histórica das Memórias
    7. – Módulo e Slot DDR
    8. – Módulo e Slot DDR2
    9. – Módulo e Slot DDR3
    10. Como Manusear o Módulo de Memória (Apostila);
    11. Instalando os Módulos de Memória (Apostila);
    12. Problemas Relacionados a Memórias (Apostila);
  • Aula 6 – Placas de Vídeo
    1. Placa de Vídeo e Resoluções
    2. – Padrão MDA
    3. – Padrão CGA
    4. – Padrão VGA
    5. – Padrão SVGA
    6. Placas de Vídeo 3D;
    7. Tipos de Barramento
    8. – Barramento PCI
    9. – Barramento AGP
    10. – Barramento PCI–EXPRESS
    11. Como Remover as Placas de Vídeo (Apostila);
  • Aula 7 – Placa de Som, Rede e Modem
    1. Placa de Som
    2. – Características
    3. – Funcionamento
    4. – Estrutura
    5. Instalação da Placa de Som (Apostila); Placa de Rede
    6. – Características
    7. – Tipos de Placa de Rede
    8. Instalação da Placa de Rede (Apostila);
    9. Placa de Fax Modem
    10. – Características
    11. – Modelos de Modem
    12. Instalação e Configuração do Modem ADSL (Apostila);
  • Aula 8 – Unidades de Armazenamento
    1. Unidades de Armazenamento Magnéticas
    2. – Hard Disk (HD)
    3. – HD IDE
    4. – HD SATA I
    5. – HD SATA II
    6. – HD SAS
    7. Instalação do HD IDE (Apostila);
    8. Instalação do HD SATA e SAS (Apostila)
    9. Unidades de Armazenamento Ópticas
    10. – CD
    11. – DVD
    12. – Tipos de Drives
    13. – Drives IDE e Drives SATA
    14. – Blu-Ray
    15. – Tipos de Blu-Ray
    16. Instalação do Drive de CD/DVD/Blu-Ray IDE (Apostila);
    17. Instalação do Drive de CD/DVD/Blu-Ray SATA (Apostila);
    18. Unidades de Armazenamento de Memória Flash
    19. – Pen drive
    20. – Cartão de Memória
    21. Instalação do Leitor de Cartão de Memória (Apostila);
  • Aula 9 – Confirme seu Aprendizado
    1. Avaliações sobre o conteúdo das aulas anteriores;
  • Aula 10 – Instalação de Sistemas Operacionais
    1. Sequência de BOOT;
    2. Entrando no Setup;
    3. Alterando a Sequência do BOOT;
    4. Instalação do Sistema Operacional UBUNTU;
    5. Restauração do Sistema;
    6. Instalação do Sistema Operacional Windows XP;
  • Aula 11 – Instalação do Sistema Operacional Windows 7
    1. Sequência de BOOT;
    2. Entrando no Setup;
    3. Alterando a Sequência do BOOT;
    4. Instalação do Sistema Operacional Windows 7;
    5. Particionamento do HD;
    6. Formatação do HD;
    7. Restauração do Sistema;
  • Aula 12 – Drivers e Configurações de Hardware
    1. Drivers;
    2. Instalação de Drivers;
    3. Diagnóstico de Hardware;
    4. Backup e Restauração de Drivers;
  • Aula 13 – Particionamento de Virtualização
    1. Particionamento
    2. – Pelo próprio Windows
    3. – Através de Ferramentas Complementares
    4. Sistema de Arquivos
    5. – NTFS
    6. Como Formatar o Computador Sem Perder Arquivos Importantes;
    7. Virtualização;
  • Aula 14 – Salvando Arquivos Através do Backup
    1. Backup;
    2. Ferramentas de Backup
    3. – Backup Completo
    4. – Backup Diferencial
    5. Clonagem do HD;
    6. Ferramentas de Clonagem (Ambiente Corporativo);
  • Aula 15 – Manutenção Avançada
    1. Definição de Vírus;
    2. Trabalhando com Antivírus
    3. – Norton Antivírus
    4. – Avast Antivírus
    5. Limpeza dos Componentes do Computador
    6. – Componentes Internos
    7. – Componentes Externos
  • Aula 16 – Confirme Seu Aprendizado
    1. Avaliações sobre o conteúdo das aulas anteriores.

O curso foca principalmente na distribuição de IPs levando em conta o tamanho da rede, para assim definirmos a máscara de rede mais apropriada e sua separação em sub-redes. Estudos de casos serão propostos para o aluno, desde a implementação lógica de uma rede para uma pequena empresa, até a distribuição de endereços lógicos de uma grande operadora de telecomunicações.

Características: Aulas práticas, que introduzem o conceito e já mostram sua aplicação imediata, visando uma absorção do assunto mais eficiente. Além disso, ao final de cada etapa, alguns desafios são lançados, de modo que o aluno consiga implementar seus conhecimentos em tarefas do dia a dia de um profissional de redes.

Temas das Aulas: as aulas abordam estudos de casos que inserem o aluno em situações corriqueiras do dia a dia de um profissional de redes, como por exemplo, a criação de sub-redes para uma empresa ou prédio comercial, bem como conceitos importantes deste meio, com destaque para a implementação de redes utilizando IPv6, interpretação de números binários e hexadecimais e uso consciente de máscaras de rede.

Conteúdo programático

  • Aula 01
    • Apresentação do curso;
    • Ethernet;
      • 10BASE-T;
      • Outros (10BASE-2, 10BASE-5, 10BASE-F);
      • Fast Ethernet;
        • 100BASE-TX;
        • Outros (100BASE-FX, 100BASE-T4);
    • Ethernet;
      • Gigabit Ethernet;
        • 1000BASE-T;
        • Outros (1000BASE-LX, 1000BASE-SX, 1000BASE-CX);
      • 10 Gb Ethernet;
        • 10GBASE-LR;
        • 10GBASE-ER;
        • 10GBASE-ZR;
        • 10GBASE-LRM;
    • Arquiteturas de rede;
      • Token Ring;
      • FDDI (Fibra óptica);
  • Aula 02
    • Modelo de referência OSI;
      • Explicação simplificada;
        • Física, Enlace, Rede, Transporte, Sessão, Apresentação, Aplicação;
    • Entendendo o protocolo TCP/IP
      • Modelo TCP-IP;
      • Compreensão da função de cada camada do modelo TCP/IP;
        • Aplicação;
          • HTTP, SMTP, FTP, Outros;
        • Transporte;
          • TCP, UDP;
        • Internet;
          • IP, ICMP, ARP;
        • Interface;
          • Ethernet, Token Ring, FDDI, Outros;
    • Compreensão do protocolo UDP;
    • Portas TCP e portas UDP;
      • Explicação sobre portas;
    • Desafios práticos sobre o conteúdo da aula toda.
  • Aula 03
    • Descrição do protocolo IPv4;
      • Descrição do IP;
      • Entendendo a numeração binária;
        • Descrição de números na base decimal e na base binária;
    • Conversão de números da base decimal para a base binária;
    • Conversão de números da base binária para a base decimal;
    • Aprendendo a classificação de endereços IPv4;
      • Classes de endereço IPv4;
        • Classes A, B e C;
        • Ips reservados;
          • Redes privadas;
    • Desafios práticos sobre o conteúdo da aula toda.
  • Aula 04
    • Máscara de rede;
      • Descrição e função da máscara de rede;
      • Descrição e função de Endereço de Host, Endereço de Rede e Endereço de Broadcast;
    • Endereçamento de rede;
      • Descrição, função e cálculo de sub-redes de Classe C;
    • Endereçamento de rede;
      • Reforço para o aluno identificar sub-redes de uma rede Classe C;
    • Desafios práticos sobre o conteúdo da aula toda.
  • Aula 05
    • Criar uma sub-rede com máscara \25;
      • Atribuir Ips e testar comunicação entre os hosts e entre as sub-redes.
    • Criar uma sub-rede com máscara \26;
      • Atribuir Ips e testar comunicação entre os hosts e entre as sub-redes.
    • Desafios práticos sobre o conteúdo da aula toda.
  • Aula 06
    • Endereçamento de rede;
      • Descrição, função e cálculo de sub-redes de Classe B;
    • Endereçamento de rede;
      • Reforço para o aluno identificar sub-redes de uma rede Classe B;
    • Criar uma sub-rede com máscara \23;
      • Atribuir Ips e testar comunicação entre os hosts e entre as sub-redes.
    • Desafios práticos sobre o conteúdo da aula toda.
  • Aula 07
    • Endereçamento de rede;
      • Descrição, função e cálculo de sub-redes de Classe A;
    • Endereçamento de rede;
      • Reforço para o aluno identificar sub-redes de uma rede Classe A;
    • Criar uma sub-rede com máscara \9;
      • Atribuir Ips e testar comunicação entre os hosts e entre as sub-redes.
    • Desafios práticos sobre o conteúdo da aula toda.
  • Aula 08
    • Identificando tipo de conexão com a internet;
      • Tipos de conexão;
        • PPPoE (Modem aDSL);
        • IP Dinâmico (Cabo);
      • Explicação sobre NAT;
      • Gateway
    • Identificando tipo de conexão com a internet;
      • Discagem por modem;
        • Configurar porta Wan do Switch como PPPoE;
    • Configurar rede;
    • Identificando tipo de conexão com a internet;
      • Discagem por modem;
        • Configurar porta Wan do Switch como IP Dinâmico;
    • Configurar rede;
    • Desafios práticos sobre o conteúdo da aula toda.
  • Aula 09
    • O que é DHCP;
    • Configurando servidor DHCP;
      • Definindo faixa de Ips (Início e Fim);
    • Configurar rede;
    • O que é endereço MAC;
    • Encontrando o endereço MAC;
      • Reservar IP pelo endereço MAC do dispositivo;
    • Configurar rede;
    • Desafios práticos sobre o conteúdo da aula toda.
  • Aula 10
    • O que é?
    • Qual a Maior Diferença entre o IPv4 e o IPv6?
    • Recursos e Serviços do IPv6;
    • Escrevendo e Interpretando Endereços IPv6;
      • Formação do endereço;
      • Definição dos blocos;
      • Modo de omitir zeros;
    • Visão geral do número hexadecimal;
      • Grandeza do endereço de 128bits;
      • Relação entre binário e hexadecimal;
    • Desafios práticos sobre o conteúdo da aula toda.
  • Aula 11
    • Planejando a Rede – Sub-redes com IPv6;
      • Cálculo de redes e hosts;
      • Reforço sobre cálculo de sub-redes usando IPv6
    • Desafios práticos sobre o conteúdo da aula toda.
  • Aula 12
    • Determinada empresa recebeu um bloco de endereços IPv6 e irá reconfigurar sua rede com base nesses novos endereços. Eles possuem 1 matriz e quatro filiais espalhadas pelo estado e sua tarefa será dividir o bloco de endereços recebidos em quatro, criando as sub-redes para a matriz e filiais.
    • Determinada empresa recebeu um bloco de endereços IPv6 e irá reconfigurar sua rede com base nesses novos endereços. Eles possuem 1 matriz e seis filiais espalhadas pelo estado e sua tarefa será dividir o bloco de endereços recebidos em sete, criando as sub-redes para a matriz e filiais. No entanto, aqui teremos de dividir em 8 e deixar uma sobrando.
    • Determinada empresa provedora deve distribuir endereços para 16 cidades de sua região. Cada uma delas terá uma sub-rede de um bloco IPv6 que ela detém. Seu trabalho será criar essa divisão de 16 blocos de endereços e distribuir entre os hosts.